Uma grande festa de arte, cultura,  promoção humana, diversão e oração para a juventude. Assim será o  Festival Halleluya-Rio, que acontece de 29 a 30 de setembro, a partir  das 13h, na Quinta da Boa Vista. O evento integra a agenda de eventos  preparatórios para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013. A entrada é  franca.
Em sua segunda edição no Rio de Janeiro,  o Festival, que é organizado pela Comunidade Católica Shalom em  conjunto com a Arquidiocese do Rio, quer ser um grande sinal de paz para  a Cidade Maravilhosa.
Na programação haverá shows musicais,  apresentações artísticas de dança e teatro, workshops e cursos. Traz  como novidade este ano a realização do Festival de Dança Halleluya e um  show especial de encerramento, com o tema da JMJ Rio2013 (Ide e fazei  discípulos em todas as nações), no qual participarão artistas que se  apresentaram nos dois dias do evento.
A promoção humana e social também será  uma marca do festival. Em parceria com a Ação de Amor do Cristo  Redentor, serão oferecidos à comunidade diversos serviços voltados para  cuidados gerais de saúde, estímulo a bons hábitos; atividade física;  riscos do tabagismo, álcool e drogas; nutrição; saúde bucal; teste  vocacional e cadastro de emprego, dentre outros. Como atividade religiosa, serão celebradas missas nos dois dias do evento. O Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta,  presidirá a missa do domingo, dia 30, às 15h. Haverá no local ainda um  espaço denominado "Tenda da Misericórdia", reservado para adoração ao  Santíssimo Sacramento, confissões, aconselhamentos e orações.
Atrações musicais e culturais
Estão confirmadas as presenças dos  cantores católicos Dunga, Padre Omar, Marcio Pacheco, Suely Façanha,  Bruno Camurati, Olívia Ferreira, Cosme e Davidson Silva, e das bandas  Anjos de Resgate, Sambandorando, Missionário Shalom e Alto Louvor.  Destaque para o musical "Canto das Írias", que será apresentado na noite  de sábado, dia 29 de setembro. Serão realizadas, também, apresentações  do ballet de Santa Teresa e do espetáculo "Canto das Írias", além do  grupo finalista do Festival de Dança Halleluya.
Workshops
Serão realizados quatro workshops sobre as artes na Igreja, todos no domingo, dia 30. São Eles: música e liturgia (com  integrantes da banda Missionário Shalom); técnica vocal (com a cantora  Olívia Ferreira); espiritualidade do ministro de música (com a cantora  Suely Façanha), e unção e uso dos carismas na arte (com o cantor  Davidson Silva).
Cursos
A programação do Halleluya também trará  formações com temas atuais. Serão quatro cursos e uma mesa redonda. Os  cursos serão: "Coragem de ser Católico - Ousadia e alegria na vivência  da fé católica hoje", "Tudo e mais um pouco sobre a JMJ", "10 motivos  para defender a vida" e "Curado para o amor". A mesa redonda terá como  tema a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 23 a 28 de julho  de 2013, no Rio de Janeiro. O objetivo é conhecer a JMJ, tirar dúvidas,  trocar experiências e se apaixonar por este grande encontro.
Sobre o Halleluya
O Halleluya é o maior festival de artes  integradas do Brasil. Nasceu em 1997, na cidade de Fortaleza, onde este  ano bateu recorde de público: recebeu 1,17 milhão de pessoas. O evento  coroou as atividades de comemoração dos 30 anos de existência da  Comunidade Católica Shalom. Atualmente o Halleluya é também realizado em diversas capitais do Brasil e em alguns países: Israel, França, Inglaterra, Itália.
Fonte: CNBB 
Nenhum comentário:
Postar um comentário