domingo, 3 de fevereiro de 2013

Catequistas da Paróquia realizam Assembléia e escolhem nova Coordenação

Pe. Cláudio e os catequistas em Assembléia, realizada na Comunidade São Raimundo
Aconteceu na tarde de ontem (02) a Assembléia de Catequistas da Paróquia de Sant'Ana. O encontro foi realizado na Comunidade São Raimundo Nonato e contou com a participação de 39 catequistas, advindos das várias comunidades paroquiais. 

O objetivo do encontro foi fazer uma avaliação da caminhada da Catequese, escolha dos instrumentos de trabalho, no caso livros que serão trabalhados unificadamente por todas as comunidades; definir temas a serem trabalhados nesse ano; e eleger a nova coordenação paroquial, tendo em vista que a função de coordenador foi colocada à disposição por Lourival Albuquerque, desde a última assembléia paroquial, realizada em dezembro.

Desde 2012 assessorando os catequistas, Pe. Cláudio (FAM),  conduziu o encontro, que iniciou às 14:00h com um momento de oração. Após as boas vindas, o religioso falou da importância daquele momento e agradeceu a presença de todos os participantes. Em seguida apresentou a todos os critérios adotados e exigidos pela Igreja para quem deseja ser catequista. Destacou que é um chamado e que exige  comprometimento e uma disposição para estar sempre em formação. Essa ênfase deu-se pelo fato da dificuldade de ser trabalhada essa formação na Paróquia e pela ausência de parte dos agentes.

Partido-se para um momento de avaliação, foi solicitado que os catequistas formassem duplas e discutissem, fazendo uma sadia autocrítica entre si, apontando o que foi construtivo e o que faltou melhorar na caminhada de 2012. 

O que se teve de construtivo? O que precisa melhorar?
Pontos construtivos

Foram apontados pelos catequistas: as visitas e retiros feitos pelo assessor a algumas turmas de catequese; as temáticas abordadas na formação dos agentes; o acompanhamento dos casais em algumas comunidades, como a Matriz; a presença, colaboração, perseverança e disponibilidade do ex-coordenador na catequese e na vida da Igreja; a perseverança da maioria dos catequizandos após a Primeira Comunhão, mesmo diante de dificuldades encontradas; a ajuda dos catequistas para com os outros; fornecimento de materiais para a catequese; a missa voltada para os catequistas no mês de agosto; o encontro prático de metologia catequética, possibilitando a troca de experiências; trabalhos missionários com os catequizandos realizados em algumas comunidades, como a Nossa Senhora da Conceição; os encontros mensais de formação; 

O que precisa melhorar 

Foram apresentados como pontos que precisam ser melhor trabalhados: a maior valorização das visitas do sacerdote; maior entrosamento e comunicação entre os catequistas; priorização e levar a sério a formação; maior participação dos catequistas na sua comunidade, motivando o exemplo para os catequizandos e nos eventos paroquiais; criação estratégias para levar os pais a uma maior participação na vida dos seus filhos catequizandos; promoção de momentos de espiritualidade e lazer; número pequeno de catequistas para a demanda tão grande de crianças que não receberam os sacramentos de Iniciação Cristã; estudo dos documentos da Igreja; realização de missas voltadas para as crianças não só na Matriz; unificação do material utilizado na paróquia; envolvimento da catequese com outras Pastorais. 

Apresentação do material didático feita por Pe. Cláudio
e Frei Ribamar
Escolha dos instrumentos didáticos para a Catequese

A partir das 15:30h, Frei Ribamar fez-se presente no encontro para apresentar  alguns excelentes materiais indicados para o uso na Catequese. O sacerdote foi acolhido calorosamente pelos catequistas, que aproveitaram a oportunidade para cantar parabéns pelo aniversário de vida religiosa. 

Os livros foram trazidos pessoalmente pelo administrador paroquial, que também fez questão de escolhê-lo. Falando os participantes da Assembléia, o religioso destacou a importância que se deve dar a esse trabalho de evangelização. Disse ainda que se queremos uma boa catequese também se faz necessário em investir em material que cumpra esse objetivo. "Catequese não se improvisa", ressaltou.

O material apresentado foi aprovado pela maioria dos catequistas e será adquirido pelas comunidades.

Frei Ribamar cobrou uma postura mais comprometida dos catequistas e propôs um mutirão para inscrições na catequese das comunidades, levando em consideração uma boa divulgação e abertura de turmas de catequese de adultos e crisma em todas as comunidades. 

Temática a ser trabalhada em 2013

Outro ponto destacado na Assembléia foi a temática que será abordada nos encontros de formação. Pedindo sugestões, Pe. Cláudio possibilitou a protagonização no processo de formação. Temas como o Ano da Fé, a leitura orante da Palavra de Deus, os Sacramentos de Iniciação Cristã; animação e dinâmicas e a Missa foram mencionados. Destes, através de votação, foi escolhido o Ano da Fé para ser trabalhado. Os outros temas poderão ser abordados dentro do tema escolhido, convergindo para o principal. 

Fala do ex-coordenador

Aproveitando a oportunidade do encontro, o ex-coordenador da Catequese Lourival Albuquerque agradeceu pela oportunidade dada a ele por Padre Roberto e também a Frei Ribamar, pela confiança nesse período de transição. Convidou a todos a permanecerem firmes nesse trabalho tão importante e se colocou à disposição para ajudar no que for necessário.

O mais difícil: escolha da Coordenação Paroquial da Catequese

A escolha da coordenação paroquial foi o último ponto abordado. Necessitou de tempo até que fossem apontadas sugestões de possíveis coordenadores, tendo em vista que nenhum dos presentes apresentou-se espontaneamente. No momento em que esteve presente, Frei Ribamar acrescentou que nenhuma pastoral pode ficar sem uma coordenação, o que dificultaria o trabalho. 

Nomes como Elis Regina (Comunidade São Raimundo), Ana Brandão (Comunidade São Raimundo), Geovane Barbosa (Comunidade Nossa Senhora de Fátima), Heronilde (Comunidade Matriz), Manilce Santana (Comunidade São Raimundo) e Marcos Vasconcelos (Comunidade São Raimundo) foram apontados. Depois de avaliar a disponibilidade dos que foram apresentados, os prós e contras pelos próprios indicados, ficou definida a nova Coordenação Paroquial de Catequese:

- Coordenadora: Elis Regina Luz Silva Morais (Comunidade São Raimundo)
- Vice-Coordenadora: Heronilde dos Santos Costa (Comunidade Matriz de Sant'Ana)
- Secretário: Marcos Antonio Fernandes Vasconcelos de Sousa (Comunidade São Raimundo)
- Tesoureira: Marilene Sousa Viana (Comunidade Matriz de Sant'Ana)
Após a eleição dos nomes, a nova coordenação foi chamada à frente e Pe. Cláudio convidou os catequistas a estenderem suas mãos sobre os eleitos, rezando e pedindo força e perseverança. Em seguida, abraçou cada um dos eleitos.

Finalizando o encontro, definiu-se o dia 02 de março para o primeiro encontro de formação para catequistas, que acontecerá sempre no 1° sábado do mês a partir das 15:00h. O local será alternado entre as comunidades, sendo o primeiro na Comunidade Nossa Senhora da Conceição. Já a nova coordenação se reunirá brevemente para o início dos trabalhos. 

Pe. Cláudio agradeceu a presença de todos e finalizou o encontro rezando pela perseverança e compromisso de todos. 

Veja outras fotos:
 


 
 
  
 
 
 
 
Fotografia: Lourival Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário