terça-feira, 4 de junho de 2013

Relatório da IX Ampliada da Pastoral Familiar, realizada em Lago da Pedra-MA

O encontro foi uma oportunidade para discutir e definir novos caminhos para a missão da Pastoral Familiar
No último domingo (02) foi realizada na Paróquia São José, em Lago da Pedra, a IX Ampliada da Pastoral Familiar.

O encontro iniciou com acolhida, às 08:00h, oração e reflexão do Evangelho de Lucas 7, 1-10 conduzido pelo pároco Frei Alfredo (OFM). Dando sequência, foi a apresentação das paróquias presentes e logo após a palavra foi passada ao Coordenador Diocesano, Ambrósio, que explicou os valores dos sacramentos e o amor do casal no Matrimônio. Neste momento, Frei Alfredo usou a palavra dando tesemunho de sua vida familiar e da importância de valorizar as coisas de Deus, elogiando os trabalhos da Pastoral Familiar. Porém, ressaltou que a mesma não deve ser fechada com um grupinho de elite, e sim aberta em prol das famílias em suas atuais circunstâncias.

Terminando esse momento, o Secretário Diocesano, Tião, falou sobre a Semana Nacional da Família e sua fundamental importância nas ações paroquiais. Pediu que todos os coordenadores se empenhassem ao máximo no sentido de fazer parcerias com grupos, pastorais, movimentos e organismos a fim de que durante esse momento tivessem a oportunidade de proporcionar mais visitas e encontros nas famílias. Relatou também o planejamento diocesano, no seu cumprimento e alertou ainda que não deve haver choques de datas com o planejamento paroquial para não enfraquecer as ações de ambas as partes.

Dando continuidade com a discussão da escolha do tema e do lema para IX Assembléia Diocesana de Pastoral Fampulia, que será realizada de 25 a 27 de outubro do ano em curso na Paróquia Sant’Ana, em Bacabal, através de propostas lançadas e votadas pela assembléia. Após a votação o tema escolhido foi: “Família na transmissão e educação da fé cristã” e lema “Resgatando valores e princípios”.  Definido o tema e o lema, Pe. Mateus - diretor espiritual da CDPF - , falou da urgência e da importância de resgatar, valores e princípios cristãos diante da atual sociedade.

Também foi decidido em assembléia a quantidade de pessoas por paróquia para participar: Regional / Bacabal (Sant’Ana - Anfitriã (?), São Francisco - 20 pessoas; Santa Teresinha - 16 pessoas; São Luis Gonzaga (?); Regional II / Pedreiras (São Benedito) - 12 pessoas; Santo Antonio de Pádua - 10 pessoas; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - 08 pessoas; Maria Imaculada Conceição - 04 pessoas; São Pedro - 04 pessoas; Nossa Senhora do Rosário de Fátima - 10 pessoas; São Sebastião - 02 pessoas; Santo Antonio - 02 pessoas; Regional III / Vitorino Freire (Nossa Senhora de Fátima (?)); Sagrado Coração de Jesus - 04 pessoas; Santana Mestra - 04 pessoas; Nossa Senhora das Graças (Satubinha) - 04 pessoas; São José - 12 pessoas; Nossa Senhora da Conceição - 04 pessoas; CDPF - 19 pessoas. Valor da taxa de inscrição R$ 15 reais por pessoa. Pela divisão de tarefas ficou definido o seguinte: A Paróquia Sant’Ana ficará responsável pelos livros de cantos; São Francisco com os crachás; São Benedito com 2 faixas; São José ficará com lembranças e marca textos.

O encontro finalizou-se às 13:00h, com o envio e a bênção final.

Representantes por paróquia: Regional I / Bacabal: Sant’Ana 02; São Francisco 04; Santa Teresinha 04; Ausentes: São Luis Gonzaga; Regional II /  Pedreiras: São Benedito 02; Santo Antonio de Pádua 02; Maria Imaculada 02; Nossa Senhora do Rosario de Fátima 09; Nossa Senhora do Perpetuo Socorro 04; Ausentes: São Sebastião; Santo Antonio e São Pedro; Regional III / Vitorino Freire: São José 29; Santana Mestra 01; Nossa Senhora da Conceição 07; Sagrado Coração de Jesus 06; Ausentes: Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora das Graças.     

Casal Tião e Marta
Casal Secretário Diocesano da Pastoral Familiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário