sábado, 27 de julho de 2013

Diário de um Peregrino (26.07): Via-Sacra com o Papa

Papa saudando os féis em Copacabana... Praticamente todos os peregrinos da Paróquia Sant'Ana tiveram
possibilidade de vê-lo de perto.
A Jornada Mundial da Juventude é tudo um pouco e um pouco de tudo: encontro com milhões de jovens, momentos de oração, canção, louvor, catequese e o tão esperado encontro com o Papa.

Aguardando a passagem do Santo Padre: lugar privilegiado.
Começamos o dia fazendo um voto: teríamos que ver o Papa. Esse voto fez com que não participássemos da Catequese com o Bispo (embora com uma dor muito grande no coração). Pegamos o trem, o metrô e depois o ônibus, que foi melhor porque nos possibilitou ver muitas paisagens que os outros dois veículos não permitem. Seguimos direto pra Copacabana e lá nos posicionamos o mais próximo que pudemos, já que como era cedo, tinha poucas pessoas - embora não tenha sido fácil. Abdicamos do almoço e ficamos no sol, na praia, a fim de cumprir o objetivo definido desde cedo.

Como acontece sempre que estamos desconfortáveis, o tempo parecia que não passava. Quem saia do seu lugar, o perderia. Por isso, ficamos das 12:00h até às 17:00h, quando o Santo Padre chegou e passou por meio de nós. A maioria dos fiéis da Paróquia Sant'Ana tiveram oportunidade de vê-lo. O Papa Francisco deslocou-se até o altar principal, de onde acompanhou a encenação da Via-Sacra. Contextualizando os últimos passos de Jesus com a vida dos jovens, milhares de pessoas acompanharam as cenas, meditando as passagens dos Evangelhos.
Filas que dobravam quarteirões atrapalharam a chegada dos peregrinos aos seus longínquos destinos
Após o término, nossa alegria em ver o Papa confrontou-se com a tristeza de enfrentar filas que dobravam quarteirões e quarteirões. Sem uma direção certa, e às vezes sem orientação segura, acompanhávamos os outros peregrinos. Filas e mais filas nos aguardavam e ao adentrar o terminal do metrô nos deparávamos com veículos lotados. A chuva fina que caiu na parte da noite atrapalhou um pouco, mas demos graças a Deus quando chegamos ao bairro Padre Miguel e nos encontramos com as famílias que nos acolhem. 

Com a mesma disposição de hoje, amanhã (27) faremos um passeio pela cidade na parte da manhã e à tarde iremos à Copacabana, já preparados para a Vigília com Francisco. 

Fotografia: Lourival Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário