domingo, 27 de julho de 2014

Festejo de Sant'Ana 2014: Momento histórico da primeira missa na nova Matriz de Sant'Ana

Os católicos da paróquia Sant'Ana  não poderiam terminar melhor as homenagens à Sant'Ana, neste sábado (26).

Desde cedo, uma grande equipe já trabalhava no sentido de viabilizar a primeira Missa na nova matriz dedicada à avó de Jesus Cristo. Depois de tudo arrumado, foi só aguardar às 18:00h para o início da grande festa e início da procissão. Padre Jonas, os Diáconos Almir, Gileno, Ariosvaldo e o Clérigo Ribamar acompanharam a caminhada, que percorreu algumas ruas dos bairros Esperança e Ramal, até chegar novamente à igreja. 

A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Armando e concelebrada por Frei Ribamar e os demais ministros já citados. Com a igreja lotada e sob forte aclamação, Sant'Ana adentrou também pela primeira vez o templo dedicada a ela, sob o olhar carinhoso e devoto de todo o povo.
Assumindo as honras da casa, Frei Ribamar saudou o bispo e os demais fiéis que olhavam atentamente para a beleza do lugar (embora não concluido), sonhando em como a igreja ficará daqui há uns poucos meses quando da sua inauguração.

"A presença do Senhor é um dom que através da fé, podemos realizar. Cada dia temos que aprender a ver a presença do Emanuel, servi-Lo, amá-Lo", assim como fez Sant'Ana e São Joaquim, disse Dom Armando. "Durante esta novena, estiveram refletindo sobre a renovação da Paróquia... Hoje o tema refere-se à 'comunidade eterna', uma comunidade de nós, cristãos que tem um destino eterno. Nós, como comunidade nascemos da Santíssima Trindade e caminhamos nesta vida como uma procissão seguindo o exemplo dos santos para o nosso destino eterno. Agora, uma comunidade vida, uma comunidade renovada, não é uma comunidade alienada que diz: 'Depois da morte é que vamos ser felizes e vamos entrar em comunhão com Deus'. Não! Na medida que Cristo está presente e que vivemos a Palavra de Deus, já estamos atualizando essa comunidade eterna, estamos sendo um sinal para o mundo de hoje de como construimos um novo céu e uma nova terra", conclui o bispo.
Ao final da celebração, Frei Ribamar agradeceu a todos pela participação e, sobretudo, pela colaboração para com esta grande obra. Ressaltou a importância de estarmos unidos e não nos cansarmos dessa luta que será em prol do Reino de Deus. Lembrou que várias ações estão sendo realizadas em prol dessa construção, como é o caso da rifa da moto, a ser sorteada neste domingo (27).

Após a bênção, seguiu-se para a parte social do festejo, que incluiu leilão de gado, vendas de lanches e jantar e apresentações musicais.
Confira algumas fotos dessa noite memorável:

Fotografia: Lourival Albuquerque Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário