terça-feira, 21 de outubro de 2014

Paróquia Sant'Ana prepara-se para a dedicação da Nova Matriz no dia 1º de Novembro. Trabalho segue em ritmo acelerado. Confira as fotos!

No próximo dia 1º de novembro - Solenidade de Todos os Santos e aniversário da Diocese de Bacabal, os católicos da cidade participarão da dedicação da nova Matriz de Sant’Ana, em uma cerimônia a ser presidida por Dom Armando e que deverá contar com a presença de vários sacerdotes e fiéis vindos de outros municípios.

Apesar de todos os esforços, das várias ações em prol dessa construção, não será possível que nesta data esteja completamente concluída. Uma obra desse porte leva tempo e trabalho, e o sonho é que seja um templo moderno e, sobretudo, que acolha os fiéis que diariamente chegam para celebrar a Eucaristia, receber orientações, rezar ou receber os sacramentos. Várias equipes têm se revezado no sentido de deixar pronta a nave da igreja, local onde será realizada a cerimônia de dedicação.

Frei Ribamar detalhou com sua equipe de trabalho, engenheiro, arquiteta e demais membros um cronograma que deverá ser obedecido rigorosamente. A cada dia uma nova etapa deverá ser concluída, a exemplo da colocação do piso, das instalações elétricas, pintura, colocação de portas, janelas, vitrais e outros. Uma outra equipe cuida dos detalhes da celebração, que será realizada às 17:00h daquele memorável dia. Padre Valtemir Teixeira reúne-se constantemente com a equipe litúrgica paroquial para preparar tudo nos mínimos detalhes.

Olhando as fotos tiradas na manhã desta terça-feira (21), é possível ter idéia do quanto este novo templo será significativo para a vida do povo católico de Bacabal. Daqui a alguns meses, será possível vê-lo concluído. Mas não é preciso esperar tanto para celebrar junto com o povo de Deus desta paróquia. Todos são convidados a participar deste grande momento para a vida da Diocese de Bacabal.

>> Leia também a matéria do Super Bingão em prol da igreja: Clique aqui

A dedicação de uma Igreja

Todo edifício destinado à reunião do povo de Deus seja dedicado ao Senhor em rito solene. Porque é importante essa consagração? Pelo fato de esse edifício ser sinal do povo de Deus que ali se reúne para ouvir a Palavra de Deus, rezar em comum, freqüentar os sacramentos, celebrar a Eucaristia.

No seu sentido etimológico, o verbo “dedicar” significa “proclamar solenemente”. A palavra “dedicação”, na sua origem, não tinha um sentido especificamente cristão. Estava presente na vida social e religiosa. “Dedicar” quer dizer destinar, atribuir, oferecer, inaugurar. Na Sagra Escritura, a palavra “hanukka” (Nm 7,11; 2Cr 7,5; Esd 6,16) foi traduzida para o grego como “encênia”, que significa inauguração.

A dedicação das igrejas é um rito muito antigo, caracterizado pelo seu aspecto festivo e popular. Na celebração da dedicação, o povo dá graças à Santíssima Trindade, porque neste lugar reside a glória do Senhor, é lugar de oração e súplica, de culto e adoração, de graça e santificação. É o luar onde o povo cristão busca o Deus vivo e verdadeiro. A oração de dedicação tem justamente o objetivo de indicar que a igreja é dedicada a Deus.

Confira algumas fotos:

Fotografia: Lourival Albuquerque Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário