Amados irmãos e irmãs, Paz e Bem!
“Nos ritmos e nas vivicitudes do tempo recordamos e vivemos o mistério da Salvação”. A Igreja, “Mater et Magistra” (Mãe e Maestra), prepara, anuncia e vive o grande evento salvífico da humanidade: Jesus Cristo.
Dentro daquele que é o ciclo do ano litúrgico viveremos o tempo da Quaresma; quarenta dias marcados por uma intensa e forte preparação afim de celebrar o acontecimento no qual Jesus Cristo venceu o pecado e a morte: a Páscoa do Senhor.
A quaresma é propícia para reavivar dentro de cada um de nós alguns dos pontos fudamentais que são pilares de uma verdadeira vida cristã: conversão, oração, Jejum e Esmola. Colocar em prática esse processo basilar da vida cristã requer uma atenção para nossa própria vida como também para a vida da sociedade em que somos inseridos. Sociedade essa que vive em uma constante mutação dos valores religiosos, éticos e morais.
Pode nos ajudar a viver esse tempo de queresma dentro da perspectiva evangélica o exemplo do Seráfico Pai São Francisco. Francisco de Assis, antes de ter uma vida correta pautada nos ensimanetos dos santos evangelhos tinha uma vida comum, não se importava com as necessidades do outros, não tinha uma vida intensa de oração... Seu processo de conversão começa no dia em que encontra o leproso; dali em diante “Aquilo que era amargo, converteu-se em doçura”. Francisco desejava a cada dia imitar o Cristo assumindo uma vida pautada pela pobreza, oração e ajuda aos mais necessitados.
Caríssimos, desejo que a quaresma seja um verdadeiro exercício espiritual para que possamos assumir o nosso compromisso cristão procurando sempre e nunca desistir de converter-se ao evanagelho; rezar incessantimente para nossa salvação e dos que precisam; abster-se de coisas supérfluas e desnecessárias; ajudar os mais precisados e excluídos da sociedade. Seja o exemplo de Francisco de Assis um autêntico meio de ajudar-nos a por em pratica aquilo que o Senhor nos pede: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Que neste tempo propício de recolhimento e oração, possamos nos achegar ao Senhor de coração contrito e humilde e com Ele irmos ao deserto, passar pelas provações e contemplar a verdadeira face do Pai da luzes. Deus seja louvado! Uma santa e abençoada quaresma a todos e todas.
Frei Marcos Tavares Oliveira, ofm
Artigos relacionados: Vocação: Marcos Tavares é chamado à vida religiosa Franciscana

Nenhum comentário:
Postar um comentário