terça-feira, 16 de junho de 2015

Dia 20 de junho de 2015: Seminário em Preparação à 12ª Romaria da Terra e das Águas do Maranhão

A XIIª Romaria Estadual da Terra e das Águas pretende um retorno às origens, ao propor o debate sobre a valorização dos povos e comunidades tradicionais, da defesa de seus territórios e seus modos de vida.

O “desenvolvimento” instalado no estado prioriza o modelo de enclaves, pautado por megaprojetos, principalmente o agro e hidronegócios (monoculturas, pecuária, hidrelétricas etc.) e a mineração, privilegiando a exportação de mercadorias. O preço deste modelo excludente é pago por indígenas, quilombolas, ribeirinhos, quebradeiras de coco, pequenos agricultores e pescadores, entre outros, que são sistematicamente expulsos de seus territórios e têm seus direitos violados. Grande parte destas populações expropriadas do campo acaba inchando a periferia dos centros urbanos, em precárias condições de vida.

É preciso assumir as causas dos povos e comunidades tradicionais, denunciando tudo o que ameaça suas vidas e dignidades, ao mesmo tempo em que resgatam, valorizam e incorporam os princípios e valores que regem seus modos de vida e consequentemente sua relação com a natureza e com o mundo espiritual.

Data: 20/06/2015
Local: Centro Paroquial de São Francisco
Horário: 8:30h às 17:00h
Taxa: R$10,00
Representação: Deve-se ter de todas as paróquias e coordenadores diocesanos de Pastorais e Movimentos

Fonte: Diocese de Bacabal

Nenhum comentário:

Postar um comentário