segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Encontro dos bispos referenciais da Liturgia resulta em propostas de ação

Os bispos referenciais da Liturgia nos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram, na última semana, de um encontro promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia. Na ocasião, foram apresentadas propostas de ação no âmbito litúrgico para o quadriênio 2015-2019, a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), Documento 102 da CNBB.

 Os bispos referenciais propuseram a publicação de subsídios sobre liturgia, em linguagem popular, e organização de encontros regionais com vistas à formação e valorização da religiosidade popular. A identificação dessas iniciativas foi possível durante a avaliação da dimensão litúrgica nos regionais. “O levantamento foi muito interessante, porque vimos que muita coisa bonita está acontecendo, embora os regionais tenham seus desafios, existe uma atividade voltada à formação litúrgica, em todas as dioceses”, conta o bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e presidente da Comissão Episcopal para a Liturgia, dom Armando Bucciol.

As sugestões apresentadas durante a reunião dos bispos referenciais serão levadas ao Conselho Permanente da CNBB. A Comissão tem a intenção de organizar um Congresso de Mariologia e Liturgia, de modo a recordar a religiosidade popular demonstrada na devoção mariana. Este evento estaria inserido no contexto dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida e dos 100 das aparições de Nossa Senhora de Fátima, que serão comemorados em 2017.

Há também a proposta de publicação de subsídios litúrgicos voltados ao Jubileu da Misericórdia e que colaborem com as campanhas da Fraternidade e da Evangelização.

Outro objetivo é buscar a formação litúrgica ligada à catequese de iniciação à vida cristã. Também fazem parte deste processo formativo, de acordo com as propostas elencadas no encontro, os futuros diáconos, a Pastoral Litúrgica, seminaristas, músicos e compositores.

Trabalho em conjunto

Em parceria com outras comissões da CNBB, a Comissão para a Liturgia pretende realizar ações nas áreas de vocações e ministérios, da dimensão missionária e da comunicação, como formações sobre transmissão de celebrações eucarísticas e comunicação no espaço litúrgico.

Com informações e fotografia das Pontifícias Obras Missionárias

Nenhum comentário:

Postar um comentário