sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Hino do jubileu da misericórdia terá versão em português

Os bispos reunidos no Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizado dias 25 e 26 de agosto, na sede da Conferência, em Brasília (DF), aprovaram a proposta de traduzir o hino do Ano Extraordinário da Misericórdia.

Diante dos pedidos recebidos pela CNBB sobre uma possível tradução do hino, divulgado oficialmente pelo Vaticano no dia 5 de agosto, o episcopado presente optou para que se mantenha o hino original, representando oficialmente a comemoração, mas que se procure algum compositor no Brasil para compor um outro hino adaptado à realidade e especificidades do país.

Em resposta à convocação de Francisco, a Igreja do mundo inteiro celebrará o Ano Santo Extraordinário da Misericórdia de 8 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016. As comemorações terão início com a missa de abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, na solenidade de Imaculada Conceição e findará na solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

Hino Original

O hino original é composto em latim e inicia com as palavras “Misericordes sicut Pater”, que é também lema do Jubileu, “Misericordiosos como o Pai”, extraído do evangelho de São Lucas. Os autores da obra, com música de Paul Inwood e letra do padre Eugenio Costa, doaram todos os direitos da obra ao Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

A gravação da música foi realizada pela Rádio Vaticano com o coral da Capela Musical Pontifícia.

Ano da Misericórdia

A tradição do Ano Santo teve início na Igreja católica com o papa Bonifácio VIII, em 1300, e a partir de 1475, determinou-se um jubileu ordinário a cada 25 anos. Segundo o Vaticano, o Jubileu é uma possibilidade de renovar a relação com Deus e o próximo. Antes do Jubileu da Misericórdia já foram celebrados 26 anos santos ordinários e dois extraordinários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário