terça-feira, 15 de março de 2016

Diocese de Bacabal vivencia seu 2º Retiro das Santas Missões Populares

Milhares de fiéis vindos de todos os cantos da Diocese de Bacabal participaram no último final de semana (11 a 13/03) do 2º Retiro Diocesano das Santas Missões Populares. 

A iniciativa faz parte de um grande projeto que a Diocese e todo o seu conjunto assumiram na assembleia diocesana em 2014. De lá para cá, já foram realizados o 1º Retiro Diocesano em agosto de 2015 e também os retiros paroquiais. Esse segundo retiro, que teve como ponto de encontro a Matriz de Sant'Ana e São Joaquim / Bacabal-MA, contou com a assessoria do Padre João Paulo, de Timon-MA e membro da equipe de coordenação nacional das Santas Missões Populares.

Na sexta-feira (11) foi dado início ao encontro com a acolhida dos missionários. Padre Ribamar e Dom Armando deram as boas vindas, motivando-os a participar frutuosamente dos 3 dias de retiro. Nesta noite também foram feitas apresentações e finalizou-se com um grande momento orante.

Ao longo do sábado (12), Padre João Paulo desenvolveu várias temáticas e que contou com a colaboração das paróquias. Leituras, reflexões bíblicas e trabalhos em grupos também foram realizados a fim de socializar o conteúdo. A noite aconteceu a vigília, ponto alto daquele dia de trabalho, na qual os missionários - um a um - foram ungidos como sinal de sua grande consagração ao Senhor na messe do Senhor.

No domingo (13) foram feitas as considerações finais e o retiro terminou com a celebração da Santa Missa, onde o bispo Diocesano destacou o trabalho que deverá ser realizado pelos missionários ao longo desse tempo de graça, e que culminará também com a festa do grande jubileu da Diocese.

Ao longo desses três dias de encontro, os missionários foram motivados a continuar o trabalho de missão permanente, tendo em vista o grande projeto de Jesus Cristo. O assessor fez questão de destacar a importância e urgência de tornarmo-nos uma igreja, de fato, missionária. "Se a missão fosse fácil, se estivesse tudo bem, não teríamos a necessidade de estar aqui neste retiro", disse mostrando-se preocupado com a passividade de nossas comunidades. Ao mesmo tempo, buscou durante todo o encontro apresentar a missão de Jesus como de todo o povo de batizados.

O 2º Retiro das SMP também serviu de prestação de contas do trabalho realizado até ali. As paróquias tiveram a oportunidade de apresentar os frutos de todos os esforços e trabalhos feitos a partir do 1º Retiro Diocesano. O saldo foi positivo, tendo em vista que grande parte dos retiros paroquiais foram realizados em muito êxito, alegria e fé.

A partir de agora, é proposto às paróquias a realização dos seus retiros.

Confira algumas fotos:



Fotografia: Lourival Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário