| Dom Armando (centro) ao lado de Pe. Nilson e Dom Franco Cuter, da Diocese de Grajaú |
Após a abertura na sexta-feira e acolhida nas famílias, os participantes do Simpósio do Sub-Regional Nordeste V encontraram-se novamente no SESI para o 2º dia de encontro, que iniciou por volta de 07:30h com animação e seguiu com desenvolvendo-se o tema central: “A Palavra de Deus na Animação da Vida e da Pastoral”, conduzido pela coordenadora do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), Martha Bispo, vinda de São Luis-MA.
De maneira muito dinâmica a facilitadora do encontro falou aos participantes sobre o tema central, dando orientações de como a Palavra de Deus deve, de fato, animar a nossa vida e a vida das pastorais das quais fazemos parte, em especial da Catequese. Apresentou o quadro histórico onde a carta aos Hebreus – de onde saiu o lema do encontro: “A palavra de Deus é viva e eficaz (Hb 4,12)” foi escrita e porque o autor fez questão demonstrar isso. O desenrolar dos trabalhos deu-se a através da participação dos catequistas, que vez por outra discutiram a temática, “cochichavam” nos grupos e faziam apresentações daquilo que havia sido abordado. Foi de grande riqueza a manifestação dos mesmos, que partilhavam as experiências dos seus trabalhos nas três dioceses que junto a outras compõem o Regional Nordeste V. Cada qual levava a sua realidade e aprendia ao mesmo tempo em que também ensinava. Martha Bispo refletiu com clareza e contundência, sempre alertando os catequistas sobre os perigos da má utilização da Palavra de Deus, como o fundamentalismo. Incentivou os catequistas a realizarem a reflexão bíblica diária, principalmente através da leitura orante.
Após a reflexão do tema central, as famílias em que os participantes estão hospedados prepararam um bom almoço, que foi levado ao SESI. Às 12:30h a primeira parte do encontro foi encerrada e todos foram almoçar e descansar um pouco. Às 13:45h reiniciaram-se os trabalhos, desta vez de forma bem prática: as oficinas seriam desenvolvidas naquele momento. Todos os inscritos foram divididos em oito oficinas diferentes: 01. Palavra vivida e celebrada (José Francisco Rodrigues Neto) / 02. Palavra de Deus e meios de comunicação (Johon Sidney) / 03. Palavra e Missão (Aurélio Martins) / 04. Palavra e simbolia (Pe. José Geraldo) / 05. Palavra de Deus e iniciação cristã (Luis Portela Filho) / 06. Leitura orante (Irmã Brandina) / 07. Os salmos como oração do Povo de Deus (Fábio Soares da Silva) / 08. Religiosidade popular e Palavra (Pedro de Jesus Lima).O trabalho foi desenvolvido até as 17:00h, quando foi oferecido um lanche antes da celebração da Santa Missa.
| Foram realizadas 8 oficinas diferentes no encontro |
Presidida por Dom Armando e concelebrada por Dom Franco Cuter e Pe. Nilson, a Missa foi organizada liturgicamente pela Diocese de Grajaú. Já a preparação do ambiente foi responsabilidade da Paróquia de Sant’Ana. Bem organizada, a celebração contou com vários momentos significativos, dos quais podemos destacar a entrada da Palavra, trazida por jovens portando tochas e espadas. Na homilia, Dom Franco dirigiu-se aos catequistas ressaltando a importância de serem portadores da Palavra de Deus e, num mundo de mudanças, serem luz. Falou das preocupações que permeiam a atualidade, como a pouca experiência de alguns catequistas com a Palavra e a concorrência com outras seitas, que a lêem com fundamentalismo. Ao final da celebração, dom Armando e Padre Nilson, em nome da coordenação diocesana, agradeceu a presença de todos e pronunciou a bênção solene.
Após a missa, todos foram convidados a permanecerem para um momento de partilha, onde foi oferecido um saboroso lanche ao som de música popular brasileira, muito bem cantada pelo jovem de nossa Paróquia, Zizi. Após esse momento, todos retornaram às residências onde se hospedam.

0 comentários:
Postar um comentário