| Catequistas no 3º dia do Simpósio |
O terceiro dia do Simpósio fez com que todos aqueles que participaram no dia anterior das oficinas pudessem participar de um momento orante, utilizando o método Lectio Divina. A oração iniciou por volta das 07:45h. Foi uma experiência marcante para os catequistas, já que esse método tem sido difundido largamente e recomendado.
Ainda nas salas, os participantes foram orientados pelos facilitadores das oficinas que elaborassem propostas para o Congresso Catequético que realizar-se-á em 2013. Esse momento foi de grande importância porque demonstraria aquilo que foi aprendido e apreendido durante os dias e poderiam participar os primeiros passos deste evento que será tão importante para a Catequese.
| Exposição das propostas elaboradas nas oficinas |
Após a elaboração de propostas, foi oferecido um lanche aos participantes do encontro e logo após feita a socialização. Em cinco minutos teriam que expor um pouco do que foi trabalhado em sala e expor sua proposta. Representantes das três dioceses chegaram à frente e partilharam as experiências deste Simpósio. Em seguida, a assessora do encontro, Martha Bispo, foi convidada a fazer as considerações finais. Dirigindo-se aos catequistas, ela enfatizou a importância que cada um tem na divulgação da Boa Notícia. Segundo ela, os que participaram deste evento são flores, que deveriam levar o perfume a todos os lugares ali representados.
Após a fala de Martha Bispo, Pe. Lauro convidou a Coordenação do encontro à frente e fez os agradecimentos finais: a Deus; às Paróquias de Sant’Ana, Santa Terezinha e São Francisco; aos grupos, pastorais, movimentos e pessoas de boa vontade envolvidos; às famílias que acolheram os catequistas; a assessora, Martha Bispo, aos padres, leigos, irmãs e seminarias, que auxiliaram nas oficinas; às coordenações do Regional, na pessoa de Joana Menezes, Diocesana em Sandra Menezes e paroquiais; aos párocos, que incentivaram a participação dos catequistas; aos bispos de Bacabal, Grajaú e Caxias, respectivamente, Dom Armando, Dom Franco e Dom Vilson; à rede SESI, na pessoa de Magna Nascimento e Erotildes Maria; aos músicos e à equipe de animação; às livrarias Paulus e Paulinas e ao responsável pela sonorização.
| Dom Franco, Bispo de Grajaú, pronunciando a bênção |
Após os agradecimentos foram entregues aos que ajudaram nas oficinas uma pequena lembrança. Pe. Nilson agradeceu-lhes especialmente o esforço, reiterando que todos o fizeram de maneira voluntária e que somente Deus poderia recompensá-lo. Os catequistas também tiveram uma surpresa: cada um foi presenteado com um exemplar do Documento 97 da CNBB “Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na Missão da Igreja”. Em seguida, Dom Franco, bispo referencial da Catequese no Maranhão, pronunciou a bênção e todos puderam despedir-se alegremente ao som de muita música, saborear o almoço que as famílias enviaram ao local do encontro e voltar para suas casas.
Este Simpósio foi um momento ímpar na vida dos catequistas das três dioceses presentes e com certeza contribuirá de forma significativa para o crescimento e fazer com que, despertando-se, possam também despertar os outros para a importância da Palavra de Deus.
| Sandra (coor. diocesana), Martha Bispo, Dom Franco e Joana (coord. Regional Nordeste V) |
| Livros entregues aos catequistas |
| Equipe de coordenação do Simpósio |
Finalizo, como Coordenador do Setor de Animação Bíblico-Catequético da Paróquia de Sant’Ana, fazendo um agradecimento especial a Deus por este momento, ao mesmo tempo em que fico grato ao nosso Pároco, Frei Ribamar; à coordenação de catequese das comunidades; às pessoas que nos auxiliaram com a acomodação dos catequistas vindo de foram, em especial aos casais da Pastoral Familiar, que colocaram, além de suas casas, seus veículos à disposição; e aos catequistas que ouvindo o chamado de Jesus, participaram de forma significativa do encontro. Espero que tenha sido um momento importante na vida de cada um e que possa fazer brotar uma nova prática de catequese em nossa Paróquia.
Lourival Albuquerque Silva
Coordenação do Setor de Animação Bíblico-Catequético / Paróquia de Sant’Ana

0 comentários:
Postar um comentário