![]() |
| Várias pessoas participaram da Santa Missa realizada próximo à Praça Cleômenes Falcão |
Os jovens catequizandos da Comunidade Nossa Senhora da Conceição / Porta Aberta tiveram ontem (11) um dia diferente e especial ao mesmo tempo: uma experiência missionária, onde foram visitar várias famílias, levando-lhes a mensagem de Jesus e convidando-as para a celebração da Santa Missa. Apesar de residirem próximos à comunidade, não são raros os casos de pessoas que nem mesmo de vez em quando participam de uma celebração. E foi justamente isso que motivou a coordenação da catequese da comunidade, na pessoa de Lucilene Cruz, a planejar esse momento, sob orientação e apoio de Pe. Cláudio, responsável pela catequese da Paróquia de Sant’Ana: já que as pessoas não vão a Igreja, é hora da Igreja ir até àqueles que não têm uma boa experiência de fé.
| Bênção sobre a família que recebeu a celebração em casa |
Foi a tarde toda de muito trabalho: pegar uma caixa de som ali, umas cadeiras noutro lugar... À noite veio o resultado mais que positivo: muitas pessoas compareceram à varanda da Lanchonete da Núbia, próxima à Praça Cleômenes Falcão, dessa vez para saborear não os mais variados tipos de lanches que a mesma oferece, mas para saborear a Palavra de Deus e o alimento supremo, o próprio Jesus presente na Eucaristia. A Santa Missa iniciou por volta das 19:30h e foi presidida por Padre Cláudio. No primeiro momento, o mesmo agradeceu à família que os recebeu e rezou por ela. De maneira muito dinâmica, ele conduziu a celebração e levou as pessoas ali presentes a refletirem sobre o seu papel como Igreja, como cristãos, como missionários... E destacou várias vezes a necessidade daquele momento não acontecer somente de vez em quando, mas sempre. Torna-se urgente o falar de Deus às pessoas. E podemos perceber na extensão do território de nossa paróquia: são vários os lugares que nem são tão distantes assim das comunidades, mas são poucas as pessoas de lá que frequentam alguma celebração...
Os jovens catequizandos conduziram com muito respeito e engajamento a celebração: foram eles os responsáveis pela Liturgia, sempre orientados pela coordenadora da catequese da comunidade e auxiliados por um grupo muito bom de músicos, de tocadores, leitores e acólitos.
| Padre Cláudio distribui o pão material, depois do da Palavra e da Eucaristia |
Ao final do encontro e com a certeza de dever cumprido, todos receberam a bênção e antes da partilha, Irmã Ednalda foi chamada para receber da assembléia os votos de feliz aniversário (expressos aqui também pela Pascom e toda a Paróquia de Sant’Ana). Após os agradecimentos feitos por Lucilene Cruz, todos foram convidados a permanecer para a partilha do pão material, depois de terem recebido o Pão da Palavra e da Eucaristia.
Foi um momento muito importante na vida da comunidade, em especial dos jovens que tiveram a oportunidade de sair da sala onde são realizados os encontros e ir ao encontro do irmão, da irmã, que muitas das vezes não é visto por ninguém, não é lembrado... É sair da teoria e ir diretamente para a mesma prática de Jesus: levar a Boa Notícia. Que Deus possa conceber a bênção sobre todos que colaboraram para essa experiência missionária.
| Agradecimentos feitos pela Coordenadora da Catequese, Lucilene Cruz |
Confira todas as fotos da Missa em nossa galeria:
Fotografia: Lourival Albuquerque



0 comentários:
Postar um comentário