quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Basílica de Santa Sofia, em Trabzon. Não confundir com a de Istambul.
As autoridades turcas decidiram de reconverter em mesquita a basílica bizantina de Santa Sofia em Trabzon às margens do Mar Negro, no Nordeste do País, enquanto uma Comissão do Parlamento em Ancara iniciou o exame de um pedido que pede o uso como lugar de oração islâmico também a Santa Sofia de Istambul, hoje museu, um dos monumentos mais famosos da metrópole turca.

Cenas dos evangelhos nas paredes da basílica
A próxima reabertura como mesquita de Santa Sofia de Trzbzon foi anunciada, informa o Hurriyet online, pelo chefe da Direção das fundações religiosas Adnan Ertem. A decisão, explicou, foi tomada pelo Ministério da Cultura de Ancara, que definiu “a força religiosa” do edifício. A Basílica de Trebzon, construída por volta de 1200, já tinha sido transformada em mesquita depois que a capital do então império cristão no Mar Nefro, fundado por Alexis Comneno caiu nas mãos das tropas otomanas em 1461. Na década de 1960 foi transformada em museu, como a homônima basílica de Istambul.

O interior da igreja é pintado com cenas do Novo e do Antigo Tentamento, consideradas obras primas da arte bizantina. As pinturas foram cobertas com massa-corrida quando o edifício foi transformado em mesquita. Foram achados e restaurados após a transformação em museu. Para Ertem também a Basílica de Santa Sofia de Istambul “é uma mesquita e o será para sempre”. “Não temos a autoridade para reabri-la (como mesquita), podemos só – esclareceu – pedir ao governo para fazê-lo, destacando que todos a consideram uma mesquita”.

Categories:


Escrever algo sobre você aqui!

0 comentários:

Postar um comentário