domingo, 10 de março de 2013

Os catequistas da Paróquia de Sant'Ana foram chamados para receber os símbolos e a bênção de
envio
Utilizando-se dos dois primeiros meses ano ano para formação de catequistas e inscrições de crianças, jovens e adultos para a Catequese / Crisma, neste domingo (10) foi aberto oficialmente o ano pastoral catequético.

Catequistas de todas as comunidades participaram da Missa, que há algum tempo vinha sendo preparada por Padre Cláudio e pela coordenação paroquial do Setor de Animação Bíblico-Catequético. Após algumas reuniões, ficou definido o roteiro e as tarefas, de modo a envolver uma grande parte dos agentes. 

A Comunidade Nossa Senhora da Conceição foi escolhida para receber a celebração, que foi transmitida ao vivo pela TV Mearim (Canal 4) para toda grande parte da região do Médio Mearim. Logo no início, o Padre Cláudio falou da importância daquele momento e dedicou a celebração às famílias, primeiras catequistas.

Entrega dos símbolos aos catequistas
Dentre os momentos mais significativos, podemos destacar o ato penitencial, feito por três catequistas, enquanto a Bíblia, o Catecismo da Igreja Católica e o crucifixo eram trazidos por outros agentes e a entronização da Palavra. Na homilia, Padre Cláudio refletiu a parábola do Filho Pródigo, indicando caminhos de escuta da Palavra de Deus, de partilha e de confiança no amor misericordioso do Pai. Falou a importância da catequese e do acompanhamento dos pais nesta tarefa tão importante, mas que às vezes é relegada a outras pessoas fazerem, deixando a "igreja doméstica" que é a família sem nenhuma participação nesse processo de crescimento da fé. Após a homilia, uma família foi até a Mesa da Palavra para renovar com toda a assembléia o compromisso de educar as crianças, jovens e adultos na fé. O religioso lembrou a todos que o compromisso que estavam assumindo não era para o padre, mas para Deus e que deverá ser sincero.

Após a comunhão, os catequistas foram chamados ao presbitério e após algumas palavras de agradecimento pelo trabalho realizado, foi entregue a cada um deles um saquinho contendo uma porção de sal e palitos de fósforo, lembrando a missão de serem sal e luz a todos as pessoas, na igreja e na sociedade. Em seguida, foi pronunciada a bênção e o envio. 

Após essa celebração, todas as comunidades agora poderão dar início às atividades catequéticas, dentro das orientações dadas nas reuniões de formação e espiritualidade. Vale a pena registrar a presença de muitos casais do Setor Pré-Matrimônio da Pastoral Familiar, que também tem contribuído de forma significativa na catequese de algumas comunidades, acompanhando os catequistas, as crianças, ajudando na resolução de problemas e conflitos familiares.

Veja mais fotos da Missa:
       
Fotografia: Lourival Albuquerque


Escrever algo sobre você aqui!

Um comentário:

  1. Parabéns pela linda celebração. Catequistas vocês são bençãos na vida da Igreja doméstica.

    ResponderExcluir