domingo, 10 de março de 2013

Momento de celebração da vida e da fé reúne jovens de toda a Paróquia


Como acontece há quase um ano, mensalmente os jovens da Paróquia de Sant’ana reúnem-se em uma comunidade para celebrar. Desta vez, a cerimônia foi realizada na Comunidade São João Batista e superou novamente as expectativas em relação à participação.

Entronização da cruz
Iniciada às 19:30h deste sábado (09), a Missa da Juventude reuniu representantes de todas as comunidades e foi mais um momento de vivência fraterna e celebração da fé. Padre Cláudio presidiu a celebração, que iniciou do lado de fora da igreja São João Batista. Jovens entronizaram a cruz levada sobre seus ombros até o altar e lá puderam encontrar-se com grande número de fiéis. 

Com em outras ocasiões, a Missa da Juventude atrai os olhares para todos os detalhes do rito, que é feito numa linguagem juvenil, sem deixar a essência. O ato penitencial foi encenado pelos jovens da Comunidade São Raimundo e a partir de diálogo entre “pais e filhos”, pôde tocar em delicados momentos de dúvidas e desvalorização da fé vividos em casa e na comunidade. 

Também a homilia foi um ponto alto da celebração. Através do texto bíblico da Parábola do Filho Pródigo, Padre Cláudio falou à assembléia da importância de se estar sempre na presença de Deus. Lembrou que o pecado afasta o jovem de Deus, o faz experimentar coisas não agradáveis a Deus e perder até sua dignidade como ser humano. Afirmou, porém, que a misericórdia de Deus é tantas vezes maior do que o pecado, e que o arrependimento sincero gera o perdão de Deus, que como o pai bondoso da parábola, está sempre pronto para acolher.

Ato penitencial
Para o momento do Creio, Padre Cláudio pediu que um jovem de cada comunidade fosse à frente do altar, segurasse a cruz e renovasse a sua fé, junto a toda comunidade reunida. Logo após, seguiu as preces, destacando a juventude, assim como esse momento de espera de um novo papa que vivemos esses dias na Igreja. 

Ativos na participação, a juventude paroquial pode mergulhar na essência do sagrado através de mais esta Missa, preparando-se melhor para a vivência da fé pessoal e comunitária. A proximidade com o Corpo e Sangue de Jesus Cristo, presentes na Eucaristia, deu a cada um dos presentes a oportunidade de entrar em comunhão com Jesus Cristo, presente na Palavra e no Pão. “Os jovens são fortes, a Palavra de Deus permanece neles”, fazia questão de lembrar. Prova disso foi o fato da igreja estar pequena para tantas pessoas, e que muitos participaram ativa e conscientemente da Missa da janela mesmo. 

Ao final da Missa, o casal Edmar e Aldenir (responsáveis pelo acompanhamento dos jovens) leram uma mensagem de incentivo e o sacerdote agradeceu o empenho de todos os grupos e comunidades e lembrou de dois compromissos que deverão ser assumidos com muito empenho esse mês: o retiro missionário, dia 16/03 (08:00h – 18:00h) e o Louvor, dia 24/03 (Domingo de Ramos, das 14:00h – 18:00h), na Paróquia Santa Teresinha.

Veja mais fotos da Missa:
 
 
 
 
 
  
 
 
  
 
 
 
  
Fotografia: Lourival Albuquerque


Escrever algo sobre você aqui!

0 comentários:

Postar um comentário