sexta-feira, 15 de março de 2013

Papa Francisco atitude de acolhida de orações pelos fiéis

Os líderes das principais igrejas cristãs enviaram mensagens de felicitações ao Papa Francisco por ocasião de sua eleição com Sumo Pontífice da Igreja Católica Romana. 

Com um histórico de acompanhamento de fiéis de rito oriental em sua arquidiocese e com a escolha do nome que remonta ao ecumenismo e a unidade dos cristãos o novo Papa recebeu incentivos e apoio dos religiosos.

"A Igreja Ortodoxa Russa saúda a escolha do Conclave e, como anteriormente, espera que as relações entre as duas Igrejas se desenvolvam de modo positivo" o diácono Aleksandr Volkov, porta-voz do Patriarca de Moscou e de todas as Rússias Kiril.

De acordo com o Vaticano os principais canais de televisão na Rússia realizaram nestes dias longas transmissões ao vivo de Roma, destacando em seus noticiários a figura do Papa Francisco.

Na América do Sul o representante da Igreja Ortodoxa Russa no exterior, o bispo de Caracas Ioann declarou que o reconhece como " uma pessoa simples e tem uma boa relação com a Rússia"

O Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, enviou uma mensagem no dia anterior a eleição do novo Papa em que deseja que "seu serviço à Sé de Pedro contribua para a paz no mundo, o consolo dos pobres e dos que sofrem, bem como ao progresso do diálogo em favor da união das duas Igrejas".

O Primaz da Comunhão Anglicana, Justin Welby, desejou ao Papa Francisco “todo o bem, na enorme responsabilidade que assumiu em nome dos católicos no mundo”. “Não vejo a hora de encontrar Papa Francisco e trabalhar com ele para construir a herança de nossos predecessores” – disse Welby, em comunicado.

“Uma reviravolta para a Igreja Católica, mas também para as outras Igrejas”: este o pensamento de Olav Fykse Tveit, Secretário Geral do Conselho Mundial de Igrejas, sobre a eleição do Cardeal Jorge Bergoglio. 

“Aprendemos a ser peregrinos juntos no movimento ecumênico, e estamos particularmente agradecidos pelo modo com o qual a Igreja Católica trabalha conosco nas questões altamente significativas de unidade, eclesiologia, missão e diálogo inter-religioso” afirmou Tveit. (Jefferson Souza)

Categories:


Escrever algo sobre você aqui!

0 comentários:

Postar um comentário