domingo, 3 de março de 2013

Fiéis de Capinzal do Norte acolhendo seu novo padre
A tarde de ontem foi um dia diferente na vida da população católica de Capinzal do Norte-MA: acolheram a partir das 17:00h deste sábado (02) seu futuro Pároco. 

A cidade fica distante apenas 260 km da capital São Luís e conta com uma população de aproximadamente  10.698 habitantes - de acordo com o último censo do IBGE - e território de 590,526 km². Elevado à categoria de município com a denominação de Capinzal do Norte, foi desmembrado dos municípios de Codó, Santo Antônio Lopes e Lima Campos. Durante muito tempo a comunidade de Capinzal do Norte acolheu e foi acolhida pelas Irmãs Franciscanas de São José, que trabalharam por mais de 30 anos na região, principalmente com aquelas pessoas mais pobres, mais esquecidas... Hoje a realidade é diferente: as irmãs deixaram saudades depois de partirem no mês de fevereiro para outras terras onde se precisam de suas presenças.

Padre Airton promoveu o díálogo inter-religioso: na foto,
Pastores Evangélicos em uma Missa em Vitorino Freire-MA
E é de parte da população que Padre Airton de Andrade Bezerra deverá cuidar, já que no  dia 18 de maio deste ano, a comunidade deverá ser elevada à categoria de Paróquia. Mas por onde passa o jovem sacerdote faz um bom trabalho. Em Vitorino Freire-MA, onde exerceu seu ministério até dias atrás, juntou em torno de si muitas pessoas que compartilhavam com ele o sonho de uma Igreja mais acolhedora, cheia de vida e que manifestasse acima de tudo a presença de Deus. Seu trabalho foi tão bem aceito que logo começou ser admirado até por dirigentes de  igrejas evangélicas, com que traçou um estreito diálogo, baseado principalmente no respeito. A mesma coisa aconteceu com líderes destas igrejas em relação ao padre. 

O deslocamento entre as várias comunidades da zona rural
continua sendo um grande desafio para Pe. Airton
A partir de agora são  novos desafios: o principal deles são as grandes distâncias e a dificuldade de deslocamento. Com  regiões de muitas comunidades rurais, Padre Airton deverá ser (como tem sido) um verdadeiro pastor, indo atrás de suas ovelhas, curando suas cicatrizes e fazendo-as retornar para casa. E o povo entendeu essa missão: tanto é que desde cedo o aguardava à porta da sua nova Casa com faixas de boas vindas e um carinho muito grande. À chegada do sacerdote, o abraço fraterno, o beijo de saudação, os apertos de mãos, as palavras de afeto e acolhida demonstraram o amor da comunidade e deram a ele a mensagem de que lá  também não estará sozinho. 

O momento de festa foi concluído com a celebração da Santa Missa.

Veja fotos da acolhida de Padre Airton:
  Fotografias: Gentilmente cedidas pela Pastoral da Juventude de Capinzal do Norte


Escrever algo sobre você aqui!

0 comentários:

Postar um comentário