terça-feira, 7 de maio de 2013

Ambrósio e Tião
Em clima de alegria, nesse domingo (05) aconteceu na cidade de Pedreiras-MA, um dia de formação para os Coordenadores Diocesanos dos Setores da Pastoral Familiar. Participaram do encontro os casais Pinto e Raimundinha (Pré-Matrimônio), Paizin e Rosinha (Pós-Matrimônio), Marinho e Diones (Casos Especiais). Também estiveram presentes o casal Vice-Coordenador Chico e Mara, além de Marquinho e Patrícia, articuladores do Regional.

Com a acolhida de todos, a partir das 09:00h, foi realizado um momento de oração, seguindo de leitura do Evangelho de João 14,23-29. Conduzido pelo casal Paizin e Rosinha, da Paróquia São Benedito, todos tiveram a oportunidade de meditar a Palavra de Deus e expressar-se, colocando ao grupo aquilo mais chamou atenção no texto bíblico.

Partindo para a formação, o estudo foi ministrado pelo casal Tião e Marta e pelo coordenador Ambrósio. A partir daí, os agentes tiveram a oportunidade de aprofundar o conhecimento em temas relacionados ao trabalho pastoral, cada um contribuindo de forma significativa para a construção do conhecimento. O encerramento deu-se às 14:00h, com a oração do Guia de Implantação da Pastoral Familiar Paroquial, conduzida pelo coordenador Ambrósio.

Participaram dessa manhã de formação 23 pessoas. Os casais do setor paroquial de São Benedito (Pedreiras) e Santo Antonio de Pádua (Trizidela do Vale) também estiveram presentes.

Qual o papel dos setores?

Setor Pré-Matrimônio: Envolve a preparação dos jovens para o matrimônio e a vida familiar, inclui também a celebração adequada do sacramento do matrimônio;

Setor Pós-Matrimônio: Diz respeito ao empenho da Igreja local em ajudar o casal a descobrir e a viver a nova vocação e missão de maneira alegre e frutuosa;

Setor Casos Especiais: A Pastoral Familiar, guiada pelos princípios da verdade e da misericórdia, procura ser “um empenho pastoral ainda mais generoso, inteligente e prudente, na linha do exemplo do Bom Pastor, àquelas famílias que - muitas vezes, independentemente da própria vontade ou pressionadas por outras exigências de natureza diversa, se encontram em situações difíceis”.

Fonte: Casal Secretário da Comissão Diocesana da Pastoral Familiar - Tião e Marta            
Com informações do Pontifício Instituto Missões Exteriores


Escrever algo sobre você aqui!

0 comentários:

Postar um comentário