quarta-feira, 22 de maio de 2013

Agências internacionais noticiaram nesta terça-feira (21), o suicídio de Dominique Venner, 78 anos, historiador, político, jornalista e escritor, diante do altar da Catedral de Notre-Dame, em Paris.

Cerca de 1,5 mil visitantes foram retirados da Catedral após Venner aproximar-se e atentar contra a própria vida. De acordo com relato de testemunhas, ele deixou uma carta sobre o altar e em seguida sacou uma arma disparando contra si mesmo na cabeça . Os motivos que o levaram ao ato e o conteúdo da carta ate o momento ainda não foram revelados.

A Catedral foi fechada ao público e todas as Missas foram suspensas até às 20h00 locais, quando os fiéis são convocados para uma "vigília pela vida" com os prelados da Ilha de França, área pertence a catedral.

"Vamos rezar por este homem como por tantos outros que estão desesperados," afirmou o reitor da catedral de Notre-Dame, monsenhor Patrick Jaccquin, afirmou em entrevistas a Agências de notícias locais. "É lamentável, é dramático, é chocante" destacou o reitor sobre o acontecimento.

O ativista de extrema direita manifestou-se severamente contra a legalização do casamento gay na França e especula-se que o suicídio tenha relação com seu posicionamento extremista. 

Em junho chega as livrarias o próximo livro de Venner e segundo o editor da obra, Pierre Guillaume Roux, o suicídio do autor vai além de um protesto. "Não creio que se deva ligar este suicídio apenas à questão do casamento (gay). É de uma potência simbólica extremamente forte" afirmou Roux a Agência de notícias RTP.

Reparação

Em decorrência do suicídio de Dominique Venner na Catedral de Notre-Dame, será necessário um "Rito de Reparação" durante uma missa visto a gravidade do acontecimento. Antes do Concílio Vaticano II seria aplicado como medida a "reconsagração" da Catedral. De acordo com os responsáveis pastorais por Notre-Dame, o rito deve acontecer ainda nesta quarta-feira, 22, como previsto nestas ocasiões no Cerimonial dos bispos vigente.

Fonte: Portal Ecclesia
Categories:


Escrever algo sobre você aqui!

0 comentários:

Postar um comentário