terça-feira, 27 de agosto de 2013

O grupo alemão, vindo da cidade de Reckinghausen, visitaram o bairro, conhecendo a realidade local
O Bairro Pantanal viveu nesta segunda-feira (26) um dia especial, com a visita dos parceiros da Alemanha – o professor Jörg Schurmann e seus alunos Björn Freistühler, Sven Freistühler e Matthias Bröer.

Originários da cidade de Recklinghausen,  uma cidade da Alemanha, localizado no distrito de Recklinghausen, região administrativa de Münster, estado da Renânia do Norte-Vestfália, os visitantes chegaram à cidade desde a semana passada. Depois de visitar parceiros nos estados da Bahia e Ceará, eles chegaram à Bacabal, onde foram acolhidos pelos Franciscanos no Convento da Rua Magalhães de Almeida. De lá durante a semana passearam, conheceram o Projeto Santa Teresinha (Bairro Trizidela), o projeto Vamos! (Novo Bacabal), além de comunidades da zona rural. Após dias de intensa movimentação, chegaram ao Bairro Pantanal, onde foram acolhidos pelos moradores e lideranças pastorais da Comunidade Santa Luzia. 

Rosete mostrando aos visitantes os trabalhos realizados
no Projeto Madre Teresa
Sempre quando vêm ao Brasil, fazem questão de visitar os amigos. A cada ano um novo grupo de jovens acompanhados do professor vêm para conhecer um pouco da realidade bacabalense. Logo na chegada, às 16:00h, visitaram a Creche e Pré-Escola Madre Esperança, onde foram recebidos por funcionários. Lá entraram nas salas e puderam receber o carinho das crianças do bairro Pantanal e circunvizinhos, que vêm sendo educadas com ampla participação da Diocese. Após alguns minutos de conversa e interação, os jovens apresentavam-se a cada turma e ouviam das professoras um pouco do trabalho realizado ali. 

Após a visita à Creche, foi a vez do Projeto Madre Teresa, onde crianças e donas de casa atendidas por ele aguardavam os visitantes. Conduzidos pela professora Rosete, lá foram mostrados alguns trabalhos realizados pelas mulheres, principalmente no ramo do artesanato. Após refrescarem-se com suco natural e bolo, oferecidos pelos moradores, os alemães puderam conhecer o amplo espaço verde do Projeto Madre Teresa, onde são cultivadas várias frutas, legumes e hortaliças que beneficiam a própria comunidade. O tórrido calor de Bacabal e o calor humano não os desanimaram. Ansiosos por conhecer mais, foram até o campo improvisado onde os jovens jogam partidas de futebol, além de visitar algumas casas simples do bairro: uma aula prática de realidade para os jovens que vieram de tão longe e de um lugar completamente diferente...
Professor Jörg em conversa com uma moradora do bairro
Antes de partirem, também foram à Capela de Santa Luzia, onde foram acolhidos pelo coordenador da Comunidade, Lourival Albuquerque. O mesmo agradeceu a visita e destacou que a comunidade sempre estará de portas abertas para acolhê-los, da mesma forma que ele e a jovem Maria foram acolhidos na oportunidade que tiveram de estar na Alemanha em 2011, com parte da programação da Pré-Jornada Mundial da Juventude, de Madrid. Na oportunidade, conheceram o Gymnasium Petrinum, da qual os visitantes fazem parte, além da realidade daquele país, durante quase um mês. Tomando a palavra, o professor Jörg explicou à comunidade o motivo da visita, mostrando satisfação em poder compartilhar com todos um pouco desses momentos bons que viveram esses dias. 

Depois de visitar a família de Maria, os parceiros foram convidados a um lanche na residência de Zé Riba, que residente no Bairro Pantanal. Após alguns minutos, retornaram ao Convento franciscano, onde cumpririam parte de outra programação junto aos parceiros da Trizidela para na terça-feira embarcarem para a etapa final de sua viagem antes de chegarem à Alemanha. 

Fotografia: Lourival Albuquerque
Categories:


Escrever algo sobre você aqui!

0 comentários:

Postar um comentário