A Comissão Diocesana da Pastoral Familiar (CDPF) promoveu na manhã deste domingo (09) mais um encontro de formação.
Com a presença de membros da Pastoral Familiar das Paróquias Sant'Ana, Santa Teresinha e São Francisco e também catequistas, a formação reuniu um bom número de agentes e foi assessorado pelas irmãs Mauricéia e Cássia (Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus) e Frei Evaldo Dimon (OFM).
Iniciado às 08:00h no Centro Paroquial de Santa Teresinha com um momento de oração, foram apresentados os casais e catequistas participantes, seguindo da leitura do Evangelho do dia e um momento de partilha.
Durante o encontro foram trabalhados duas temáticas: Irmã Cássia abordou as Virtudes Teologais, dando ênfase na fé. No meio da palestra, também abriu espaço para que os pais de famílias ali presentes e os catequistas expusessem suas opiniões, fizessem colocações pertinentes e tirassem dúvidas. Um momento riquíssimo!
Frei Evaldo assessorou o segundo tempo do encontro falando sobre os sacramentos da iniciação cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia). Com sua larga experiência de sacerdócio e sua caminhada pastoral frente às pequenas comunidades, aprendeu de uma maneira simples a transmitir a fé. À medinha que expunha o conteúdo, surgiram muitas dúvidas - e que foram prontamente esclarecidas. A cada sacramento falado, novas perguntas surgiam e o resultado foi uma partilha de conhecimentos sobre a fé incrível.
O encontro finalizou-se por volta de 12:30h.
Parcerias
De acordo com a CDPF, a Pastoral Familiar tem em seu planejamento o objetivo de dar suporte à Catequese (assim como às demais pastorais, caso necessário) em todas as Paróquias da Diocese. O trabalho já está sendo realizado em algumas delas (como na Paróquia Sant'Ana), mas precisa ser intensificado.
Chamar os catequistas para esse encontro foi uma maneira que a coordenação viu para abranger esses laços. Segundo Tião, esse trabalho deve acontecer com mais afinco e resultará em uma grande rede de evangelização. Enquanto os catequistas cuidam dos filhos, os casais cuidam da família: visitam, conhecem a realidade, encaminham para o grupo ou área que melhor atender aquela necessidade.
A idéia também é que sempre quando houver encontros, convidar as pastorais que desenvolvam trabalhos relacionados ao assunto a ser abordado.
Confira outras fotos:
Fotografia: Lourival Albuquerque

0 comentários:
Postar um comentário