Na Sexta-feira Santa acontece anualmente a coleta universal em favor da Terra Santa, promovida pelo Fórum Internacional da Ação Católica (FIAC).
“A coleta da Sexta-feira Santa é importante para a realização de programas de apoio aos cristãos da Terra Santa que dependem da ajuda financeira dos irmãos e irmãs em Cristo do mundo inteiro. É um modo de apoiar a missão da Igreja, especialmente nos lugares onde cada cristão deve se sentir em casa”, disse a responsável pela Coordenação Juvenil do FIAC, Codruta Fernea.
Na carta do prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, divulgada por ocasião da coleta 2014, explicou que graças a essas doações, as comunidades católicas da Terra Santa – como o Patriarcado Latino de Jerusalém, a Custódia da Terra Santa, além das comunidades greco-melquita, copta, maronita, síria, caldeia e armênia, junto com as famílias religiosas e organizações de todos os tipos – receberão “apoio para estarem próximas aos pobres e aos sofredores sem distinção de credo ou etnia”,
Os jovens da Ação Católica se comprometem a encontrar em suas paróquias as formas mais adequadas de sensibilização para essa iniciativa, explicando a origem, o significado e trabalhando concretamente pela coleta de ofertas que serão enviadas para as dioceses.
No site do Fórum Internacional da Ação Católica – www.fiacifca.org – estão disponíveis materiais úteis para a coleta 2014 e atualizações sobre as atividades do FIAC relacionadas com a Terra Santa.
Entenda por que Igreja faz coleta em prol da Terra Santa
Todos os anos, na Sexta-feira Santa, a Igreja se une em solidariedade à Terra Santa. A coleta que é feita nesse dia é destinada aos projetos e trabalhos da Igreja local.
A Terra Santa, terra da revelação das diversas culturas, patrimônio religioso da humanidade e meta cotidiana de milhares de peregrinos, é também terra de contrastes, por que faltam os sinais da paz, proposto por todas as religiões.
Uma constante situação de conflito e insegurança produzem pobreza econômica e dificuldades sociais. Para muitos faltam as condições indispensáveis como habitação, trabalho e segurança.
O que seria dos lugares santos sem a presença dos cristãos? São, pelo menos, 400 mil cristãos, de todos os ritos, que vivem na Palestina, Jordânia e Israel. O que equivale a 2% de uma população total de 17 milhões de habitantes entre muçulmanos e judeus.
Uma vez ao ano, a Igreja em todo o mundo se une em solidariedade com a coleta em prol da Terra Santa.
A coleta é direcionada às Igrejas Orientais e a custódia da Terra Santa presente há oito séculos no Oriente Médio. Com a missão de guardar os lugares santos, acolher os peregrinos e desenvolver obras apostólicas.
O objetivo da coleta pró-Terra Santa é a de sensibilizar os fiéis do valor da solidariedade para com os católicos presentes na região e promover iniciativas para manutenção dos lugares santos que conservam a memória de Cristo.
Ocasião significativa para expressar comunhão com a pequena comunidade cristã na Terra Santa.
Fonte: Notícias Canção Nova


0 comentários:
Postar um comentário