domingo, 24 de agosto de 2014

Fiéis de várias partes da Diocese de Bacabal, amigos, familiares e companheiros de caminhada estiveram neste sábado (23) em Trizidela do Vale-MA, para prestigiar a ordenação do seu mais novo padre: Pedro de Jesus Lima em uma cerimônia presidida por Dom Armando Martin Gutiérrez e o clero diocesano. 

Às 18:00h centenas de pessoas já encontravam-se na quadra da Paróquia Santo Antonio de Pádua aguardando a celebração eucarística. Após treze anos de intenso estudo, vivência pastoral, ensinando e aprendendo, eis que chegou o dia do jovem receber das mãos do bispo diocesano o Sacramento da Ordem. A data não poderia ser mais significativa: também o aniversário natalício de Pedro de Jesus, que escolheu como lema sacerdotal "In Vobis Legit Deus" (=Deus me escolheu dentre vós)", referência à leitura bíblica de Atos 15,7b.

Frei William, pároco da cidade fez as honras da casa, acolhendo os fiéis e o corpo presbiteral, reunido ali. O pôr do sol de Trizidela do Vale revelava então a grande festa que seguir-se-ia, trazendo para diante do altar o então Diácono, acompanhando dos seus pais e os irmãos no sacerdócio unidos neste dia de tão grande graça. Uma multidão acompanhava com atenção o desenrolar da celebração, quando após o Evangelho, o candidato foi apresentado. O seu "sim" foi confirmado após interrogação do bispo e confirmação das qualidades necessárias para receber o sacramento da Ordem, feita por Frei Ribamar Cardoso. 

Dom Armando em sua homilia, fez referência à vocação e ao chamado de Jesus, inclusive fazendo analogia entre os nomes do ordenando - Pedro e o discípulo de Jesus, Pedro, citado nas leituras daquela noite quando do seu chamamento: "Apascenta as minhas ovelhas". Não deixou de portar-se sobre a as caracertísticas que devem ter o sacerdote, citando também o Papa Francisco quando diz que o "Pastor deve ter cheio de ovelha".

Em um dos momentos mais marcantes da liturgia, Pedro de Jesus prostra-se diante do bispo, enquanto a assembléia implora a ajuda da igreja celeste em favor do novo sacerdote. Segue-se a imposição das mãos e prece de ordenação, onde todos os sacerdotes ali reunidos, impõem as mãos sobre a sua cabeça em uma oração silenciosa. Este momento conclui-se com uma oração do Bispo, a unção das mãos e entrega do pão e do vinho. Já ordenado, recebe um assento ao lado de Dom Armando, para então fazer parte mais ativamente da celebração eucarística. 

Ao final, foram feitas algumas homenagens ao neo-sacerdote. Visivelmente emocionado, Padre Pedro também fez questão de agradecer a todos os envolvidos nesta longa e árdua caminhada, mas mostrou-se confiante na Providência Divina. "Sei do esforço e do trabalho de cada um para que a ordenação se realizasse. Obrigado às pastorais, grupos, movimentos, comunidades e pessoas que trabalharam com tanto empenho, amor e carinho. Isso demonstra que vocês me amam de verdade (...). Contudo, reconhecendo ainda, as minhas limitações, peço a cada um aqui presente para que continuem a acompanhar-me com vossas orações e não me deixem seguir só, pois, como seguidores e seguidoras de Cristo, somos chamados a caminhar juntos no ministério presbiteral que hoje a Igreja me conferiu para ser um com o Pai, com o Cristo e com os irmãos", finalizou. 

Após a bênção final, recebeu os cumprimentos e todos e seguiu-se um coquetel oferecido pela comunidade local a todos os fiéis.

Confira algumas fotos:

Fotografia: Lourival Albuquerque
Categories:


Escrever algo sobre você aqui!

Um comentário: