terça-feira, 19 de agosto de 2014

Nos dias 16 e 17 em Balsas-MA, milhares de jovens de vários estados participaram da Romaria da Juventude. Autoridades policiais informaram que o público ultrapassou a 20 mil pessoas.

Caravanas de várias cidades do Maranhão dirigiram-se à cidade sede do evento, que este ano comemora sua 8ª edição. Com muito entusiasmo e fé, a juventude da Diocese de Bacabal também fez-se presente e puderam participar desse momento especial para a juventude, que comemora ainda os frutos da grande romaria que foi a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada há pouco mais de um ano. Estávamos bem representadas, com participação dos jovens das três paróquias, assim como de religiosos, religiosas, sacerdotes e nosso Bispo, Dom Armando, assim como de outros três bispos do Maranhão: Dom Elio Rama, bispo da Diocese de Pinheiro, Dom Vilsom Basso, da Diocese de Caxias e bispo referencial juventude do maranhão e Dom Enemésio Ângelo Lázzaris, bispo da Diocese de Balsas.

Dom Armando Martin Gutierrez, falou da satisfação de esta em Balsas acompanhando os jovens da sua diocese... E usou a expressão do Papa Francisco ao se referi ao maior evento organizado pela Pastoral da Juventude do Maranhão. Segundo Dom Armando, “estar participando da Romaria da Juventude é esta no Rosto Jovem da Igreja, unida na fé em Cristo e na luta contra todo tipo de violência e extermínio, está chaga que fere gravemente a sociedade e a juventude”. Dom Armando ressaltou ainda que este “é um momento de retomar a caminhada da Jornada Mundial da Juventude com entusiasmo, e que todas as dioceses do regional possam assumir juntas o compromisso de lutar contra o extermínio e a violência e levar a boa nova a todos os jovens”.

Para acolher os jovens, várias famílias colocaram seus lares à disposição, acolhendo com alegria e solicitude a todos. Durante a peregrinação que reuniu representantes de várias paróquias, foi lido um “manifesto pela vida juventude”. O objetivo é que os candidatos às eleições estaduais se comprometam com as “políticas públicas” para a juventude.

Durante toda toda o sábado aconteceram apresentações culturais, religiosas e uma vasta programação, adentrando toda a madrugada. Por onde passavam, deixaram um rastro de alegria, esperança e fé. Ao amanhecer, puderam participar de uma caminhada de cerca de 2 horas até o ponto onde foi pronunciada a bênção de envio.

Como todas as edições da Romaria têm uma temática, esse ano os jovens refletiram sobre a violência e o extermínio de jovens. Unindo suas forças em um só lugar, em uma só fé, podem ter a certeza de que juntos são fortes e que podem promover as mudanças que tanto sonham.Os fiéis também pediram a reforma política através de um abaixo-assinado. O movimento começou com as Pastorais da Juventude do Brasil que tem por finalidade fortalecer a “transformação do sistema político e social do país”.

“É hora de transformar o que não dá mais!”. É um verso da música Momento Novo que convoca a juventude brasileira a unir forças para lutar por justiça e dignidade que, segundo os organizadores, são dois pontos que estão em falta em nossa sociedade e que só podem ser adquiridos mediante uma reforma.

A romaria anterior foi realizada na cidade de Pinheiros-MA, em 2010.
Fotografia: Diana Cláudia / Francisco Garcia
Com informações do Regional Nordeste V


Escrever algo sobre você aqui!

0 comentários:

Postar um comentário