“Um dia de frutuosa convivência pela busca de um projeto em comum”. Podemos assim resumir este domingo (04), Epifania do Senhor e dia da realização da Assembleia de Pastoral da Paróquia Sant’Ana e São Joaquim.
Reunidos no Convento das Irmãs Nossa Senhora dos Anjos, no Bairro Madre Rosa, lideranças de comunidades, grupos, pastorais e movimentos, dedicaram seu dia para avaliar a caminha da paróquia em 2015, rever os passos, definir prioridades e planejar ações para este novo ano que inicia-se.
O encontro iniciou-se às 08:00h e estendeu-se até às 16:00h. Este período muito bem utilizado serviu para que fosse estudado o papel dos leigos no mundo de hoje. Logo no início, Frei Ribamar resumiu o documento proposto pelos Bispos do Brasil, destacando pontos importantes e que servirão para iluminar a vida pastoral da Paróquia. Às 11:00h, os mais de 60 participantes foram divididos em grupos a fim de apresentarem propostas que contemplassem as diretrizes da Diocese e ações que fossem importantes para a vida paroquial. Após o almoço, essas propostas foram discutidas, votadas e apresentadas. Para esse ano, a Paróquia definiu as seguintes prioridades:
- Retiro anual para as lideranças da Paróquia.
- Capacitação de agentes de pastoral para acolhida e visitação.
- Realização de retiro missionário.
- Formação com oficinas, palestras, treinamentos para todos os agentes de pastoral sobre liderança.
- Curso de capacitação sobre fé e política aberto a toda comunidade, culminando com audiência pública com vereadores, juízes, promotores e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Após a definição dessas ações, a assembleia partiu para informes gerais, onde deu-se espaço para que todas as forças vivas da igreja pudessem expor seu pensamento e dar avisos sobre seu planejamento.
Encerranda a assembleia, Frei Ribamar pediu que todos fossem protagonistas na execução dessas ações, o que acarretará em uma melhor evangelização do nosso povo.
O encontro foi encerrado com um momento orante.
Confira algumas fotos desse grande momento para a vida de nossa paróquia.
Fotografia: Lourival Albuquerque / Zizi
Rever nossa caminhada com paroquia é muito importante, porque assim aprendemos com nossos erros e repetimos ainda mais os nossos acertos. Que nesse ano que se inicia a nossa paroquia possa se unir ainda mais com o unico intuito que é o de levar a palavra de Deus para aqueles que estão longe dela.
ResponderExcluirEnsejo de fantasiar novas aspirações, sem jamais imiscuir da verdade.
ResponderExcluir