A cidade de São Luis Gonzaga do Maranhão foi ontem (26) o ponto de encontro das forças vivas da Diocese de Bacabal, quando a celebração da Missa do Crisma,
A celebração, na qual se abençoa o óleo dos catecúmenos e dos enfermos e em que se consagra o Santo Crisma,
também é conhecida como Missa dos Santos Óleos e é celebrada
tradicionalmente na Diocese, na quinta-feira anterior à Quinta-Feira
Santa. Nela, também os padres renovam as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo por isso também chamada Missa da Unidade, expressando a comunhão diocesana em torno do Mistério Pascal de Cristo, um momento muito intenso de participação, expressão e vivência da fé.
O Pároco da cidade, padre Hermano, iniciou a celebração acolhendo calorosamente as caravanas de fiéis, religiosos(as), seminaristas e o clero, que reuniram-se ali para a cerimônia presidida por Dom Armando, às 18:00h.
Na homilia, o bispo diocesano deu especial ênfase no caráter da celebração, que ao mesmo tempo em que reúne todo o povo de Deus, é uma oportunidade de renovação do compromisso de todos como Igreja. "Olhando Jesus, percebemos que todos e cada um de nós, pela sua vocação é chamado a ser responsável pela mesma missão de Jesus", disse ele referindo-se ao trecho do Evangelho de Lucas 4,18-21: (O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor). "O mundo está esperando tudo isso de nós, cristãos! Todas as pessoas têm direito de experimentar a presença e o amor do Senhor. E nossa obrigação é ir ao encontro, como nos pede o Papa. Não podemos desiludir as pessoas do nosso tempo, nem esconder a luz que nos é dada por Jesus, ou ser cristãos anônimos ou não dar um sabor especial à vida de cada dia, no ambiente do trabalho, comunicação, no trabalho ou na família!", continuou o prelado.
Após a fala do Bispo, também os sacerdotes foram convidados a renovar seu compromisso, o que foi feito por todos em um dos principais momentos da Missa. Já em outra parte, os óleos foram trazidos para a bênção, uma tradição que remota dos primeiros séculos da Igreja: o óleo dos Catecúmenos, usado durante a celebração do Sacramento do Batismo; o dos Enfermos, que é utilizado durante a unção das pessoas doentes e idosas, e consagrou o Óleo do Crisma, usado após o Batismo de crianças, durante o Sacramento da Confirmação, na Ordenação dos Sacerdotes e dos Bispos e para consagrar os altares.
Após o rito, a cerimônia prosseguiu normalmente com a Liturgia Eucarística e, ao final da celebração, o clero foi presentado com uma lembrança e o óleo abençoado foi partilhado e entregues às paróquias, seminário e casas religiosas.
Após a Missa foi realizado um momento de confraternização entre todos os participantes da celebração.
Confira algumas fotos:
Fotografia: Lourival Albuquerque
0 comentários:
Postar um comentário