As romarias da terra e das águas, mais de 20, que acontecem Brasil afora, são manifestações religiosas que contagiam milhares de pessoas. A maioria delas é promovida pela Comissão Pastoral da Terra. Elas se caracterizam por ser um espaço privilegiado em que fé e vida se mesclam profundamente e onde o clamor do povo do campo se faz ouvir. Com as romarias, a CPT entrou no universo do povo.
Elas são realizadas de diversas formas e em espaços diferentes. Algumas em locais de romarias populares tradicionais, outras em lugares que a luta e a conquista do povo tornaram sagrados. As romarias da terra e das águas são o templo do encontro do divino com o humano, são grandes celebrações que manifestam e constroem a unidade da igreja.
A próxima edição do evento, realizado há 12 anos, será realizada nos dias 17 e 18 de outubro, em Chapadinha-MA, pertencente à Diocese de Brejo e trará como tema: "Território livre para o bem viver dos povos" e lema: "Tire as sandálias, pois este chão é sagrado", inspirada no texto bíblico de Êxodo 3,5.
A equipe de organização publicou algumas informações importantes para os romeiros que participarão da romaria. Seguem:
Chegada: a partir das 18:00h ao local da Romaria, onde terão pessoas para orientar à entrada da cidade.
O que devemos levar:
- Cada participante deverá levar uma vela;
- Caravanas organizam mudas de plantas e sementes para trocar com os demais romeiros e romeiras;
- Frito e água para passar a noite;
- Chapéu de palha com fita vermelha.
- Água dos nossos rios, lagos, riachos e olho d’água: Mearim, Itapecuru, Munin, Peritoró, Guará, Tapuio, Rio Preto, Saco, Lagos da Baixada (Anajatuba).
Apresentações da Diocese: 00:20h
Recomendamos que as caravanas da Diocese se aproximem do palco para participar desse momento.
Animadores: Filho e Euraldina
- Entrada da cerca de arame
- 06 Faixas (3 homens e 3 mulheres) derrubando a cercas que nos colonizam, descolonizando o pensamento único que prevalece nos dias atuais.
Abertura: Pe. Waldecy Leitão
Com informações da equipe de organização, via Facebook


0 comentários:
Postar um comentário