sábado, 16 de julho de 2016

Começou nesta sexta-feira (15) o Festejo dedicado à Sant'Ana e São Joaquim, padroeiros da Paróquia, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

A festa propriamente dita começou com a peregrinação do ícone dos padroeiros em todas as comunidades urbanas da Paróquia. Com a presença de muitos devotos, a celebração solene de abertura da festa foi presidida por Frei Fabiano, da Paróquia Santo Antonio de Pádua de Trizidela do Vale e contou com o serviço litúrgico de Frei Marcos Tavares e dos Diáconos Ariosvaldo e Gileno. O homilia do presidente da celebração foi dedicada à misericórdia de Deus, tema do festejo desse ano em sintonia com o Ano da Misericórdia, promulgado pelo Papa Francisco. 
Após a Missa, os participantes tiveram a oportunidade de confraternizar-se no largo da Igreja, onde foi montada uma grande estrutura para atender os visitantes, com música ao vivo, leilões, apresentações culturais, vendas de lanches, almoço, jantar e a convivência fraterna entre os irmãos. Também ao longo desse período, até o dia 26, receberemos vários sacerdotes de outras paróquias que compartilharão conosco a fé no mesmo Cristo e a devoção aos avós de Jesus e nossos avós.

Não deixe de participar!

Confira toda a programação clicando aqui.

Sant'Ana e São Joaquim

Alguns escritos apócrifos narram a respeito da vida destes que foram os primeiros educadores da Virgem Santíssima. Também os Santos Padres e a Tradição testemunham que São Joaquim e Sant’Ana correspondem aos pais de Nossa Senhora. Sant’Ana teria nascido em Belém. São Joaquim na Galileia. Ambos eram estéreis. Mas, apesar de enfrentarem esta dificuldade, viviam uma vida de fé e de temor a Deus. Em hebraico, Ana exprime “graça” e Joaquim equivale a “Javé prepara ou fortalece”.

O Senhor então os abençoou com o nascimento da Virgem Maria e, também segundo uma antiga tradição, São Joaquim e Sant’Ana já eram de idade avançada quando receberam esta graça. A menina Maria foi levada mais tarde pelos pais Joaquim e Ana para o Templo, onde foi educada, ficando aí até ao tempo do noivado com São José.


A data do nascimento e morte de ambos não possuímos, mas sabemos que vivem no coração da Igreja e nesta são cultuados desde o século VI.

Fotografia: Lourival Albuquerque Silva


Escrever algo sobre você aqui!

0 comentários:

Postar um comentário