| O casal secretário da Comissão Diocesana da Pastoral Familiar, Marta e Tião |
No primeiro momento do encontro, o assessor do Regional, padre Marcelo Pepin, juntamente com o casal coordenador estadual da Pastoral Familiar, Arcelino Nascimento Filho e Vera Lúcia Marvão, acolheram os diocesanos presente. O padre Marcelo deu ênfase ao “Espírito de Deus na Igreja e na Família”.
| Padre Wladimir Porreca, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB |
Padre Wladimir ainda advertiu para o anúncio da beleza do matrimonio, “do ser família, do ter filhos, e quando se for trabalhar a segunda união, nunca falar do que não pode, e sim daquilo que pode contribuir no processo da evangelização”, afirmou. “Misericórdia, verdade, salvífico, batismo e eclesial”, citou o padre como os princípios que devem nortear a vida do cristão.
| O casal Tico e Vera |
- Bacabal: Formação, implantação da PF nas paróquias e comunidades; grupos de rua para leitura orante da Biblia; cadastro da famílias católicas, conhecimento do rebanho etc...
- Brejo: Implantação da PF na zona Rural e urbana; programa de rádio, reciclagem, cadastro das famílias.
- Caxias: Impaltação da PF na zona rural; criação do livro de oração para as famílias etc...
- Coroatá: Cadastro da familias com perfil. Etc..
- Imperatriz: Perigrinação da Sagrada Família; jantar com os padres; campanha dos 1.000 livros Hora da Familia; parceria com os tres movimentos ECVC, RCC, UCASPA. Etc...
- Viana: Desafios - Articulação para implantação da PF nas paróquias; Semana Municipal da Familia, Lei Municipal 515; buscar com os adolescentes através de um questionario com resposta deles o que eles querem para sua familia? etc...
- Zé Doca: parceria com Juizado e conselhos para casamentos comunitários etc...
- São Luis: Projetos Cultura da paz; uma gota de esperança; 5 pães e dois peixes; familia acolhedora etc...
Dioceses ausentes: Carolina, Balsas, Grajaú e Pinheiro.
Também os movimentos que estavam presentes falaram um pouco de suas linhas de atuações:
Também os movimentos que estavam presentes falaram um pouco de suas linhas de atuações:
- MFC: O bem estar em geral das famílias, na educação, trabalho, moradia, segurança e oportunidade.
- ECVC: Dar assistências às familias carentes e ajuda as paróquias em suas necessidades.
- EMM: Ajuda na preparação para o sacramento do Matrimônio.
Como sugestão para aprimorar o trabalho em prol da família, o assessor pediu que a pastoral se empenhasse em “anunciar a boa nova”. “Vamos nos organizar para criar associações de família, comissão da vida, Pastoral de Família, site, Hora da Família, e oração em favor dos Padres”.
Propostas da CNBB para 2013 e 2014
Em 2013 deverão ser realizado: Mesa redonda que terá como Assessor Nacional Pe Vladimir; anúncio da Boa Nova para as famílias; criar Associação da PF; formar uma comissão do Setor Vida e Familia; ser Pastoral Familiar com os filhos; acessar o site da CNBB; SNF; aumentar aquisição dos livros Hora da Família; criar vínculo de oração e espiritualidade.
Além de todas as ações, será realizado o XIV Congresso Nacional da Pastoral Familiar, que realizar-se-á no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana / São Luis – MA no períodode 26 a 28/09/2014, com tema "Familia, trabalho e a festa". O número de participantes previstos é de 700 a 900 agentes.
Veja algumas fotos do Encontro:
Informações e fotografia: Tião e Marta (Casal Secretário da Comissão Diocesana da Pastoral Familiar)


0 comentários:
Postar um comentário