terça-feira, 4 de setembro de 2012

O casal secretário da Comissão Diocesana da Pastoral Familiar, Marta e Tião
No dia 25 de agosto a diocese de Viana (MA), sediou o I Encontro do Setor Vida e Família. O encontro de formação foi promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com os agentes diocesanos da Pastoral Familiar.

No primeiro momento do encontro, o assessor do Regional, padre Marcelo Pepin, juntamente com o casal coordenador estadual da Pastoral Familiar, Arcelino Nascimento Filho e Vera Lúcia Marvão, acolheram os diocesanos presente. O padre Marcelo deu ênfase ao “Espírito de Deus na Igreja e na Família”.
Padre Wladimir Porreca, assessor da Comissão
Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB
Após as saudações, o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, padre Wladimir Porreca, falou sobre “Acolhimento para casais em segunda união”, chamando a atenção para a prioridade da primeira união. “Para a igreja, o modelo de família é a Sagrada Família de Nazaré, sendo assim, a primeira união sempre será o nosso modelo de família, mas não devemos deixar de olhar para os casais que não foram bem sucedidos em seu matrimônio.” O assessor também falou sobre a misericórdia em acolhermos os casais em segunda união para o trabalho missionário. “Eles podem comungar da palavra de Deus que liberta e conforta a todos, entretanto, respeitando as orientações da igreja, como a comunhão do Corpo de Cristo”, disse.

Padre Wladimir ainda advertiu para o anúncio da beleza do matrimonio, “do ser família, do ter filhos, e quando se for trabalhar a segunda união, nunca falar do que não pode, e sim daquilo que pode contribuir no processo da evangelização”, afirmou. “Misericórdia, verdade, salvífico, batismo e eclesial”, citou o padre como os princípios que devem nortear a vida do cristão.

O casal Tico e Vera
O casal coordenador da Pastoral Familiar Tico e Vera apresentou o trabalho “Boa Nova e ética na evangelização da familia”, que pode ser aplicado aos casais de segunda união. Na oportunidade, as dioceses apresentaram seus trabalhos realizados, posteriormente, houve um momento para troca de experiência entre os diocesanos.
  • Bacabal: Formação, implantação da PF nas paróquias e comunidades; grupos de rua para leitura orante da Biblia; cadastro da famílias católicas, conhecimento do rebanho etc...
  • Brejo: Implantação da PF na zona Rural e urbana; programa de rádio, reciclagem, cadastro das famílias.
  • Caxias: Impaltação da PF na zona rural; criação do livro de oração para as famílias etc...
  • Coroatá: Cadastro da familias com perfil. Etc..
  • Imperatriz: Perigrinação da Sagrada Família; jantar com os padres; campanha dos 1.000 livros Hora da Familia; parceria com os tres movimentos ECVC, RCC, UCASPA. Etc...
  • Viana: Desafios - Articulação para implantação da PF nas paróquias; Semana Municipal da Familia, Lei Municipal 515; buscar com os adolescentes através de um questionario com resposta deles o que eles querem para sua familia? etc...
  • Zé Doca: parceria com Juizado e conselhos para casamentos comunitários etc...
  • São Luis: Projetos  Cultura da paz; uma gota de esperança; 5 pães e dois peixes; familia acolhedora etc...
 Dioceses ausentes: Carolina, Balsas, Grajaú e Pinheiro.

Também os movimentos que estavam presentes falaram um pouco de suas linhas de atuações:
  • MFC: O bem estar em geral das famílias, na educação, trabalho, moradia, segurança e oportunidade.
  • ECVC: Dar assistências às familias carentes e ajuda as paróquias em suas necessidades.
  • EMM: Ajuda na preparação para o sacramento do Matrimônio.
Como sugestão para aprimorar o trabalho em prol da família, o assessor pediu que a pastoral se empenhasse em “anunciar a boa nova”. “Vamos nos organizar para criar associações de família, comissão da vida, Pastoral de Família, site, Hora da Família, e oração em favor dos Padres”.

Propostas da CNBB para 2013 e 2014

Em 2013 deverão ser realizado: Mesa redonda que terá como Assessor Nacional Pe Vladimir; anúncio da Boa Nova para as famílias; criar Associação da PF; formar uma comissão do Setor Vida e Familia; ser Pastoral Familiar com os filhos; acessar o site da CNBB; SNF; aumentar aquisição dos livros Hora da Família; criar vínculo de oração e espiritualidade.

Além de todas as ações, será realizado o XIV Congresso Nacional da Pastoral Familiar, que realizar-se-á no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana / São Luis – MA no períodode 26 a 28/09/2014, com  tema "Familia,  trabalho e a festa". O número de participantes previstos é de 700 a 900 agentes.

Veja algumas fotos do Encontro:
Informações e fotografia: Tião e Marta (Casal Secretário da Comissão Diocesana da Pastoral Familiar)
Categories:


Escrever algo sobre você aqui!

0 comentários:

Postar um comentário