segunda-feira, 10 de junho de 2013

Na homilia, Frei Bernardo falou sobre o Espírito Santo, evangelização, missão e pediu aos fiéis que
tomassem Santo Antonio como exemplo
A Comunidade Santo Antonio recebeu neste domingo (09), a presença do Provincial dos Franciscanos, Frei Bernardo Brandão, que presidiu a celebração eucarística nesta trezena.

Com a igreja repleta de fiéis, muitos tiveram que participar da celebração do lado de fora do templo. Desde cedo, muitas pessoas foram chegando para garantir um lugar neste que está sendo o maior festejo da comunidade de todos os tempos.

Logo no início da celebração, Frei Bernardo agradeceu aos fiéis pelas orações durante esse período em que passou na Itália e manifestou bastante alegria em poder estar na comunidade pela qual possui especial carinho, tendo em vista o vínculo fraterno que tem com os franciscanos.

Com muita alegria, todo o povo de Deus de várias comunidades e paróquias ali presentes louvaram e bendisseram o nome do Senhor, manifestando sua fé e refletindo o Creio, destacando-se a profissão “Creio no Espírito Santo”, que motivou a reflexão desta noite. De maneira simples, e ao mesmo tempo profunda, o Provincial dos Franciscanos chamou a atenção de todos ao falar de São Francisco e de sua história com Santo Antonio. Em um dos trechos, demonstrou a importância do frade para a Igreja, que a fez retornar às raízes no Evangelho: Trouxe-o para o centro das famílias, fazendo-o mais ainda através do exemplo de fé. Santo Antonio, cruzando o caminho com o Frade Menor, entendeu com mais amor a mensagem de Jesus e, aprofundando-se, fez com que ela viesse a público, traçando um paralelo entre as Sagradas Escrituras e o Magistério da Igreja. Foi ele que traçou os primeiros esboços do Catecismo que temos hoje, e por isso recebeu da Igreja o título de Doutor.

Durante sua fala, Frei Bernardo foi também enfático em pedir a todos que sigam o exemplo de Santo Antonio, principalmente no que diz respeito à obediência a Deus, à sua relação intrínseca com as Sagradas Escrituras, com a oração e com a tradição e o Magistério da Igreja. Orientou que durante esse Ano da Fé pudesse o povo de Deus ler e meditar a Bíblia e o Catecismo e, falando diretamente às mães – aquelas a quem Deus mais ouve as orações – pediu que esses dois instrumentos fizessem parte de suas vidas e de suas famílias, ensinando seus filhos o verdadeiro caminho. Em relação ao subtema da noite, Frei Bernardo enfatizou a ação do Espírito Santo, e citando o CIC, disse que o mesmo age através da Palavra de Deus, do Magistério da Igreja, da Tradição, da oração, da liturgia e dos carismas, que cada um de nós temos, mas que nem sempre fazemos frutificar. Por fim, citando o Evangelho, que tratava da revitalização do filho da viúva de Naim, o frade convocou a todos a abrirem seus olhos e seu coração para a Missão, tarefa de todos os batizados.

Após a Missa, a Comunidade mais uma vez ofereceu a todos os que participaram da parte social uma variedade de opções: além do momento especial que podem viver com a família, os amigos e os irmãos da fé, os fiéis dispõem de grande variedade de lanches. Enquanto saboreavam, tiveram a oportunidade de curtir a apresentação de um grupo de crianças da Comunidade Frei Solano, além do leilão que fechou com chave de ouro a 9ª noite do Festejo, que vai até o dia 13 (quinta-feira).
Fotografia: Lourival Albuquerque
Categories:


Escrever algo sobre você aqui!

0 comentários:

Postar um comentário