Multidão aguardando a passagem do Santo Padre. Até as árvores foram usadas para poder vê-lo. |
Após esse primeiro momento, os jovens receberam na Comunidade a Dom Dimas Lara Barbosa, que ministrou a catequese com o tema voltado à missão. O bispo, que nasceu em Boa Esperança-MG em 1º de abril de 1956 é o atual secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.
Sua nomeação episcopal foi no dia 11 de junho de 2003, sendo ordenado no dia 02 de agosto de 2003 em Boa Esperança. Foi membro delegado pela CNBB da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho (2007). Na 45ª Assembléia Geral da CNBB, ocorrida em Itaici, Indaiatuba, entre 1 e 9 de maio de 2007, foi eleito secretário-geral da CNBB.
Dom Dimas ouve a pergunta de um jovem peregrino |
Com uma mensagem muito positiva aos jovens, o bispo convidou um jovem para dar um testemunho e ouviu perguntas dos jovens, respondendo a todos com muita profundidade e carinho. Logo após, presidiu a celebração com a presença de outros sacerdotes participantes da JMJ.
Ao ser concluída a Missa, pegamos o trem e o metrô para nos dirigirmos à Copacabana, onde os jovens de todo mundo acolheriam o Santo Padre. Num percurso longo, com veículos e centrais lotados, chegamos ao destino depois de um longo tempo, onde milhares de peregrinos já haviam dirigido-se aos melhores lugares. Paramos e enfrentamos uma longa fila para almoçar às 16:00h. A seguir, fomos ao local do principal evento. Pelo grande palco montado, passaram vários artistas, que balançaram o coração dos peregrinos da JMJ.
Ao chegar em Copacabana, o Papa Francisco ouviu o grito de entusiasmo dos jovens do mundo inteiro. À medida que isso acontecia, mais pessoas corriam pelas ruas e ocupavam os poucos espaços que ainda restava na praia. Quem teve a sorte de vê-lo (não foi o nosso caso), saiu satisfeito em poder participar desse momento histórico.
O que se viu foi uma disputa frenética (mas sem violência) pelo espaço onde passaria o papamóvel. Até em árvores as pessoas subiram para ver Francisco. Decepcionados por não ter tido espaço para ver o Papa, decidimos sair logo da Praia e pegar o metrô de volta para casa. Uma multidão já dava voltas e voltas no quarteirão que dava acesso ao metrô. Imprensados, voltamos para casa e aguardamos com esperança uma nova oportunidade de ver o Pontífice.
Fotografia: Lourival Albuquerque
0 comentários:
Postar um comentário