"O Bispo não manda, mas está à serviço", afirmou Dom Armando, falando da necessidade desse encontro de forças vivas da Diocese. |
Com participação dos vários municípios do território diocesano, o evento iniciou-se com o jantar e acolhida dos padres, religiosos(as), diáconos, leigos e todas as forças vivas desta Igreja Particular em um dos momentos mais importantes do ano, uma oportunidade de rever a caminhada e planejar os próximos passos rumo à uma nova evangelização, rumo à uma Igreja que forme discípulos missionários de Jesus Cristo.
Participantes de vários municípios maranhenses estão presentes no CEFRAM |
Em uma primeira fase, com atividades mais voltadas à organização dos trabalhos, também foram dados alguns avisos importantes, além de uma votação prévia para a composição do Conselho Diocesano de Pastoral, com resultado previsto para sábado (09). Antes da eleição para o CDP, Dsolicitou-se a alteração do artigo 3º do estatuto, querendo-se incluir os Diáconos Permanentes no Conselho.
Após a votação, dividida por grupos de padres, religiosas, diáconos, leigos e por foranias e a contabilidade dos votos prévios, Dom Armando propôs que toda a assembleia acompanhasse um resumo dos momentos mais importantes vividos pela Diocese, destacando as ordenações diaconais, ereções de paróquias e quase-paróquias, visita do Cardeal Cláudio Hummes, a vinda de religiosas para a Diocese, a participação dos jovens na JMJ, entre outras. Também foi apresentado um balanço financeiro e alguns dados do IBGE no que dizem respeito às religiões no Brasil, no Maranhão e na Diocese.
Às 22:00h, Dom Armando deu por encerrado o primeiro dia da Assembleia, dando a bênção final.
0 comentários:
Postar um comentário