terça-feira, 18 de março de 2014

Entre os dias 14 e 17 de março foi realizado o III Seminário Ecumênico no estado do Maranhão, no Centro Franciscano de Animação Missionária (CEFRAM). O evento envolveu diferentes igrejas interessadas na temática do ecumenismo e teve como proposta trabalhar o tema Missão e Pluralidade no contexto religioso brasileiro.

Diferentes igrejas estavam representadas, entre elas, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia e Igreja Presbiteriana do Brasil.

Após uma celebração e apresentação dos participantes, diácono Pablo fez uma apresentação da caminhada ecumênica no mundo. Na sequência, a secretária geral do CONIC, Romi Bencke, deu início à apresentação da temática proposta para o encontro, seguida do padre Gabriele Cipriani.

Segundo dia

O segundo iniciou com outra palestra do padre Gabriele com o tema “Nova Evangelização e Ecumenismo”. Entre experiências e histórias, Gabriele compartilhou seu conhecimento com relação a prática da evangelização em vista de um mundo plural. “A evangelização não pode ser isolada da realidade de referência: deve ser pensada e programada o âmbito de situações concretas”, afirmou. 

Gabriele também alertou para o fato de que o ecumenismo é algo profundo e enraizado no Evangelho e, por isso, “praticar o ecumenismo é voltar à mensagem do Evangelho”, ponderou.

Na sequência, Romi apresentou o site do CONIC e, em seguida, defendeu que explicou que há muitos elementos que unem os cristãos na prática do ecumenismo. Romi trabalhou ainda a temática da Missão e abordou a questão da diversidade de igrejas.

A parte da tarde teve início com uma breve fala sobre o contexto de injustiça social no estado do Maranhão. Na oportunidade, padre João Maria lembrou cinco elementos onde a injustiça está mais:

- O Maranhão tem o pior IDH do país com municípios de IDH semelhante aos países da África;
- O problema da terra é visível e grave;
- A violência tem aumentado drasticamente;
- O meio ambiente tem sido desconsiderado e destruído em prol de um crescimento econômico;
- Há uma padronização das vidas das pessoas promovidas pela mídia.
Fonte: Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC)


Escrever algo sobre você aqui!

0 comentários:

Postar um comentário