Foi realizada nos dias 20 e 21, em Bacabal (MA), da I Romaria Estadual da Pastoral da Criança, em comemoração aos 30 anos da Pastoral da Criança no Maranhão. O evento foi realizado na Paróquia Catedral de Santa Terezinha, onde há três décadas surgiram as primeiras líderes da Pastoral da Criança no Maranhão.
Durante alguns meses, esse momento expressivo e histórico, foi preparado por Irmã Alessandra (SAM), que atualmente coordena os trabalhos da Pastoral da Criança na Diocese e uma grande equipe, composta principalmente por homens e mulheres de fé que trabalham arduamente em favor da vida, seja nas grandes cidades ou nos lugares mais longínquos, proporcionando bem-estar, carinho, cuidado e saúde.
Dom Armando Martín Gutiérrez (Bispo de Bacabal) e Dom Sebastião Lima Duarte (Bispo de Viana) bispo referencial da Pastoral da Criança no Regional CNBB Nordeste V, fizeram a abertura da I Romaria Estadual da Pastoral da Criança. Estiveram presentes a Coordenação Nacional na pessoa da Ir. Vera Lúcia Altoé, Equipe Missionária Marister e Romildes (Ceará), Coordenação Estadual Adriana Aleixo de Sena, Coordenadores de Setores, Núcleos Diocesanos e lideres, 2.400 lideranças vindas das 12 Dioceses
Dom Armando saudou todos com as seguintes palavras: "Sou bispo desta diocese que acolhe todos vocês, com muita alegria e também com muita gratidão ao Senhor. Como dizia a Dra. Zilda: vê a Pastoral da Criança difundida nesta diocese e em todo Maranhão, como uma rede de vida, que promove e defende a vida é um sinal estupendo, palpável da presença e do amor de Deus em nosso meio, o Deus da vida. Então é um motivo de alegria para nossa diocese, poder celebrar estes trinta (30) anos de história. A diocese teve a graça de ser a primeira no Maranhão, a acolher Dra. Zilda e a Pastoral da Criança. Que depois, graças a Deus a Diocese de Pinheiro, foi se difundido e que atualmente está em todas as nossas dioceses.
Dizia que é motivo de gratidão a Deus, quanta vida oferecida e promovida sobretudo dos pequenos e dos pobres... Aqueles mais amados e queridos pelo Senhor, nos quais Ele se identifica mais. Quanta mortalidade infantil vencida! Quantas ações promovidas, ações básicas de saúde, de nutrição, de higiene, quantas famílias reconstituídas, quantas comunidades fortalecidas pela Pastoral da Criança. Tudo isso como muita gratidão no coração vamos celebrar agora juntos..."
Durante a I Romaria Estadual da Pastoral da Criança podemos enumerar alguns momentos importantes: Missa de Ação de Graças - Apresentações das Dioceses - Ofício Divino – Adoração ao Santíssimo – Caminhada até a Igreja de São Francisco - Celebração de envio: Ser sal e luz nas comunidades – Café comunitário.
Confira algumas fotos:
0 comentários:
Postar um comentário