quinta-feira, 7 de maio de 2015

Dezenas de sacerdotes encontram-se reunidos na cidade de Zé Doca-MA, para a assembleia que acontece à nível regional. 

No último dia 04 Dom João Kot, recém empossado naquela Diocese, acolheu seus irmãos no presbiterato no Centro Diocesano, onde permanecem até nesta quinta-feira (07). Durante esse período, refletem a missão no documento pontifício "Evangelii Gaudium". Padre Camilo, que assessora o encontro, reflete sobre a alegria do presbítero no anúncio do Evangelho. Segundo ele, todos os dias os sacerdotes devem perguntar-se: "O que Deus pede de mim".

Segundo o assessor, a encíclica do Papa Francisco aponta uma metodologia com quatro pilares de uma pastoral decididamente missionária:

1. O abandono daquilo que é mais cômodo no serviço pastoral, o "fazer sempre assim": Abandonar o imobilismo e o tradicionalismo. Isso exige que todos sejam "ousados e criativos, repensar os objetivos, as estruturas, o estilo e os métodos evangelizadores nas comunidades;

2. Ouvir a todos: Exige caminhar "à frente das ovelhas para indicar a estrada e sustentar a esperança do povo", e em certas circunstâncias, deverá caminhar atrás do povo para ajudar aqueles que se atrasam. Ouvir a todos faz parte de um processo participativo.

3. Sair de si ao encontro do outro: Uma Igreja missionária é uma igreja em saída, que aprendeu com as figuras bíblicas, como Abraão, Moisés, os Profetas e Apóstolos. No IDE de Jesus estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja. Sair da própria comodidade para alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho. Abrir as portas da Igreja e se fazer uma Igreja despojada. A missão é o antídoto contra a mundanidade espiritual que cultiva o cuidado da aparência. Na doação a vida se fortalece e se enfraquece no comodismo e no isolamento. Os que mais desfrutam da vida são os que deixam a segurança da margem e se aproximam pela missão de comunicar a vida aos demais. Assim a vida se alcança e se amadurece á medida que é entregue para dar vida aos outros.

4. Concentrar o anúncio no essencial: Uma pastoral em chave missionária deve assumir um objetivo pastoral e um estilo missionário, onde o anúncio concentra-se no essencial, no que é mais importante, mais atraente e ao mesmo tempo, mais necessário.
"Não nos preocupemos só em não cair em erros doutrinais, mais também em ser fiéis a este caminho luminoso de vida e sabedoria", destacou em um dos vários momentos de reflexão.

Com informações e fotografias do Padre James, da Diocese de Brejo


Escrever algo sobre você aqui!

0 comentários:

Postar um comentário