A celebração dominical da Matriz de Sant'Ana e São Joaquim deste último final de semana teve um caráter todo especial: contou com a participação de inúmeros de fiéis das diversas comunidades para celebrarem o dia da Bíblia.
O evento foi iniciado às 18:00h da Comunidade São Raimundo Nonato (Bairro Santos Dumont) com uma caminhada e manifestação pública da fé na Palavra de Deus, pelas ruas dos bairros Santos Dumont, Vila São João e Esperança. No caminho, foram feitas meditações sobre a importância na Bíblia para a vida dos cristãos e o modo como Deus se revela ao seu povo através da escrita sagrada.
Chegando a Matriz, seguiu-se a missa presidida por Frei Ribamar, que enfatizou mais ainda a partir das leituras do dia, a importância da leitura, meditação, celebração e vivência da mensagem bíblica. A celebração contou ainda com a participação das crianças e jovens da catequese, que durante o canto de acolhida da Palavra, entraram com os nomes de todos os setenta e três livros das Sagradas Escrituras, contribuindo assim para uma maior reflexão da assembleia presente.
A primeira tradução da Bíblia, do grego para o latim, foi feita por são Jerônimo, a pedido do papa Dâmaso, no século IV, e recebeu o nome de "Vulgata latina". São Jerônimo morreu no dia 30 de setembro de 420 e, para homenageá-lo, a Igreja escolheu a sua festa para comemorar o Dia da Bíblia, mas a celebração passou a ser feita no último domingo de setembro.
Fotografia: Lourival Albuquerque

0 comentários:
Postar um comentário