quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Nesta última terça-feira (28) aconteceu o último dia do festejo de São Judas Tadeu da comunidade do Alto Bandeirante / Paróquia Santa Teresinha.

Por lá muitas outras pessoas das comunidades vizinhas participaram da celebração logo após a procissão pelas ruas do Bairro. A missa foi presidida por Padre Lauro Henrique e o diácono José Antonio. Padre Lauro em sua homilia falou das dificuldades e obstáculos enfrentados tanto nas vidas destes Santos como das pessoas hoje em dia e deixou claro que cada um soube transformar estas lutas em glórias. Falou também que o sofrimento nos fortalece, tornando-nos homens e mulheres guerreiros e guerreiras. E cito a oração como o importante para esse merito, levando em conta as vezes em que foi necessário Jesus retirar- se para a oração. 

Após a missa todos se deliciavam com as comidas e lanches, e a criançada tentando ganhar um prêmio no tradicional pau de sebo, uma brincadeira que é bem tradicional no festejo desta comunidade.

Quem foi São Judas Tadeu

São Judas Tadeu, nasceu em Caná da Galiléia, Palestina, filho de Alfeu (ou Cleofas) e Maria Cleofas. Seu pai, Alfeu, era irmão de São José e sua mãe prima-irmã de Maria Santíssima. Portanto, São Judas Tadeu era primo-irmão de Jesus, tanto pela parte do pai como da mãe. Alfeu (Cleofas) era um dos discípulos a quem Jesus apareceu no caminho de Emaús, no dia da ressurreição. Maria Cleofas, era uma das piedosas mulheres que tinham seguido a Jesus desde a Galiléia e que permaneceram ao pé da cruz, no Calvário, junto com Maria Santíssima.

São Judas Tadeu tinha quatro irmãos: Tiago, José, Simão e Maria Salomé. Um deles, Tiago, também foi chamado por Jesus para ser apóstolo. O relacionamento da família de São Judas Tadeu com o próprio Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo que se consegue perceber nas Sagradas Escrituras é o seguinte:

Dos irmãos dele, Tiago foi um dos doze apóstolos e tornou-se o primeiro bispo de Jerusalém. De José, sabe-se que era conhecido como o Justo. Simão, outro irmão de São Judas foi o segundo bispo de Jerusalém, sucessor de Tiago.

Maria Salomé, sua única irmã, era mãe dos apóstolos São Tiago Maior e São João Evangelista. Ele era chamado de Tiago Menor para diferenciar de outro apóstolo, São Tiago, que, por ser mais velho, era chamado de Maior.

É de se supor que houve muita convivência de São Judas Tadeu com seu primo Jesus e seus tios, Maria e José. Foi certamente essa fraterna convivência, além do parentesco muito próximo, que levou São Marcos (Mc 6,3) a citar São Judas Tadeu e seus irmãos como sendo os "irmãos" de Jesus.

Confira algumas fotos:

Fotografia: Diana Cláudia / Paróquia Santa Teresinha


Escrever algo sobre você aqui!

0 comentários:

Postar um comentário