segunda-feira, 4 de maio de 2015

Como parte de um grande caminho percorrido pelos franciscanos e a chegada dos primeiros missionários da Ordem a Bacabal, teve início a importante história do Seminário Catequético, hoje conhecido por todos como Centro Franciscano de Animação Missionário (CEFRAM).

O antigo nome deu-se a partir da sua principal atividade desenvolvida naquele período de luta do povo maranhense: oferecia cursos de aperfeiçoamento para lideranças sindicais, políticas e catequistas, que lutavam contra todo tipo de opressão, principalmente por parque dos grandes fazendeiros da região. O centro foi grande parceiro nesta luta e organizou grandes manifestações em defesa do povo simples destas terras. 

No último sábado (02), em uma cerimônia no CEFRAM, sacerdotes, religiosos(as) e uma parcela do povo que viu essa história ser continuamente construída, fez-se presente às 16:00h para fazer memória desse grande projeto. Na oportunidade, também foi aberta uma exposição fotográfica que narra através das antigas imagens muitas delas em preto-e-branco a constante e forte parceria entre os mais simples e os frades menores da Província Franciscana.

A exposição foi aberta por Frei Cláudio Santos, que hoje coordena as atividades do antigo seminário catequético. Em sua fala carregada de emoção, o frade expôs sua alegria em poder fazer parte e construir a história da instituição, que pertence a um complexo que oferece formação formal - tendo como referência o Colégio Nossa Senhora dos Anjos (CONASA) e educação informal - com os cursos oferecidos pelo CEFRAM nas mais diversas linhas, religiosa ou não. O Provincial dos Franciscanos, Frei Bernardo Brandão também sublinhou a grande contribuição que o centro dá à população bacabalense, constituindo-se em uma casa fraterna que acolhe a todos e que continuará a exercer seu papel de formação tanto religiosa, como a para a vida social, política e educacional. O bispo de Bacabal também fez-se presente, destacando a importância do centro para a Diocese desde aqueles tempos até hoje.

Àquele momento que traz tantas boas recordações, não poderia faltar a fala de um dos primeiros frades a chegar nessas terras banhadas pelo rio Mearim: Frei Heriberto, que ajudou na construção dessa história e foi idealizador de grandes acontecimentos, tanto pelo seu papel de religioso, tanto pelo trabalho que desenvolveu como um dos coordenadores do Centro Catequético. Os cursos para dirigentes e suas esposas, às catequistas duraram até 3 meses e serviam para formar o povo para a vida, para a fé e para a cidadania, o nunca foi tão necessário quanto naquele período de grandes transformações na sociedade brasileira e mundial.
Após a exposição fotográfica, houve também uma mesa redonda onde vários frades e religiosas puderam aprofundar-se na memória de tudo o que viveu este centro. As comemorações finalizaram-se com a partilha de um bolo e um coquetel do qual participou todo o povo ali reunido.

A sociedade mudou, os tempos são outros. E o CEFRAM foi aos poucos mudando seu rosto, mas nunca perdendo a essência. Hoje, desenvolve múltiplas atividades dentro daquilo que foi sonhado há 50 anos atrás:

•  Jornadas Missionárias da Juventude.
Formação de Agentes Pastorais.
Equipe de Reflexão e Animação Missionária.
Projeto Missionário África/Moçambique.
Cooperação com o Projeto de Missão para Amazônia.
Missionários por tempo Brasil-Alemanha.
Infância e Adolescência Missionária.
Retiros Missionários.
Divulgação e cooperação com os Projetos de Missão da Ordem dos » Frades Menores.
Divulgação e Promoção da Mística Espiritualidade Franciscana.
Promoções e eventos beneficentes.
Congressos e Seminários de Organizações.

Confira algumas fotos desse momento histórico:
Fotografia: Lourival Albuquerque
Categories:


Escrever algo sobre você aqui!

0 comentários:

Postar um comentário