segunda-feira, 27 de julho de 2015

Depois de dez dias de festa, terminou neste domingo, dia do Senhor, o Festejo em honra a Sant’Ana e São Joaquim, que ao longo desses dias animou, promoveu espiritualidade, fé, partilha, escuta da Palavra de Deus e animação à vida de muitas pessoas. 

A programação do último dia de festejo começou com a tradicional procissão, que saiu da Matriz, percorreu algumas ruas do bairro da Esperança até retornar ao ponto inicial. Aí começou a solene liturgia de encerramento, presidida por Frei Ribamar e concelebrada pelo vigário da Paróquia São Francisco, Frei Evaldo Dimon. Da liturgia ainda participaram os Diáconos Johon Sidney, Gileno e o frade Marcos Tavares.

Agradecido por esses dias de doação de tantas pessoas em torno de um objetivo comum, Frei Ribamar desenvolveu sua reflexão em torno da fidelidade de Deus. Tomou o exemplo do casal de padroeiros, dizendo que “Deus tem um projeto para seu povo, como teve para Joaquim e Ana. O Senhor é fiel às suas promessas e não abandona os seus. Por isso, nós celebramos essa grande festa dos escolhidos de Deus”. 

O papel de educadores na fé dos pais de Nossa Senhora foi destacado durante todo o festejo, mas Frei Ribamar fez questão de mais uma vez pontuar, relatando que “São Joaquim e Sant’Ana foram educadores na fé, foram judeus praticantes, religiosos e que consagraram suas vidas para que Deus pudesse realizar suas promessas. As figuras destes dois santos nos dizem: para Deus nada é impossível”, destacou ele referindo-se ao fato do casal ter tido Maria quando estes já eram de idade avançada. “Todos os que se abrem à Deus, Este não os abandonam”, disse ainda. 

O dia dos padroeiros de nossa Paróquia também é dedicado aos avós, que foram lembrados na celebração eucarística de encerramento do Festejo. “Já idosos, foi dados a eles – Joaquim e Ana – a tarefa de educar a mãe do Salvador”, disse o administrador paroquial, que agradeceu a colaboração de tantos avós para a Igreja. “Os avós são pessoas dedicadas, que além de educar seus filhos, às vezes têm a árdua tarefa de educar os filhos dos seus filhos”, disse. E finalizou deixando a mensagem de que “embora abandonados, Deus não os abandonam e que estes representam o amor que Deus tem para com todas as famílias”. 
Após a bênção, a segunda parte do festejo – a cultural – contou com diversas atrações: no primeiro momento foram realizados leilões de peças doadas por inúmeros fiéis da paróquia; o segundo momento, começaram as danças, com a quadrilha Baixinho do Xaxado e o Bumba meu Boi de São Luis Gonzaga do Maranhão, que chamou a atenção do público pela linda apresentação; logo após, foi a vez de Letícia e Ruan cantarem vários sucessos, arrancando aplausos do público. E, por fim, encerrando com chave de ouro, Frei Ribamar cantou algumas das mais lindas músicas católicas. 

Confira algumas fotos, divididas em dois álbuns: um da parte religiosa, outro da parte social do festejo e suas atrações:




Fotografia: Lourival Albuquerque


Escrever algo sobre você aqui!

0 comentários:

Postar um comentário