segunda-feira, 26 de outubro de 2015

É fato: a Paróquia Sant’Ana e Joaquim engajou-se de vez no projeto de celebrar o jubileu de ouro da Diocese de Bacabal em clima de Santas Missões Populares. 

Durante todo esse final de semana (23 a 25/10/2015), lideranças de grupos, pastorais, movimentos e comunidades participaram do 1º Retiro Paroquial das SMP, sacramentando assim o desejo de viver esse tempo especial a que não somente as paróquias de Bacabal, mas de toda região, são chamadas a também vivenciar. 

O encontro, que reuniu cerca de 300 pessoas foi acompanhado de perto por uma equipe formada exclusivamente para ajudar nosso povo a acolher melhor esse projeto, vivê-lo e transmiti-lo. O Diácono Johon Sidney permaneceu à frente, contribuindo na condução do retiro que começou sábado à noite em um clima de muita fraternidade, festa e alegria.

Ao longo de todo o dia de sábado, pontos marcantes do projeto de vivência das Santas Missões Populares foram sendo delineados pelo assessor, fazendo com que as pessoas compreendessem melhor esse chamado. Com uma dinâmica muito proveitosa e que motivou ainda mais os participantes, o segundo dia de retiro foi concluído com a vigília, um momento marcante em que os missionários também comprometeram-se formalmente a doar seu tempo, suas disposições e seus dons para que Jesus torne-se mais conhecido e amado. As crianças e jovens da Infância e Adolescência Missionária (IAM) também mostraram-se comprometidas, participando desse momento bonito, que teve como ponto alto a adoração eucarística. Na vigília também os participantes assinaram o termo de compromisso com as SMP, tornando-se assim referências para suas comunidades no que diz respeito à organização, animação e realização das atividades.

O domingo e o último dia do retiro começou melhor do que os outros dias. Foi desenrolando-se ao longo das horas e com a mesma disposição dos discípulos de Jesus, os missionários e missionárias escutaram da parte do assessor orientações sobre as visitas missionárias, que são um elemento chave para o êxito da missão que será cada vez mais intensificada ao longo desses três anos, até 2018, quando a Diocese celebrará seus 50 anos.

O final do encontro foi através da celebração da Eucaristia, quando Frei Ribamar lembrou mais uma vez do compromisso de todas as lideranças da paróquia em fazer valer tudo o que foi escutado e vivenciado no Retiro. “Se todos vivessem seu batismo, não seria necessário ir de casa em casa! Mas ainda falta muito. Por isso a missão é um tempo para acordar”, disse em um dos trechos de sua homilia. 

Por fim, pediu coragem e empenho a todos, orientando para que as comunidades possam abrir-se a este tempo de missão para que todas possam ser vivas e evangelizadoras. Após a bênção, um almoço confraternizou todos participantes do retiro. 

Confira mais fotos:




Fotografia: Lourival Albuquerque Silva


Escrever algo sobre você aqui!

0 comentários:

Postar um comentário