Localizada na zona rural de Bacabal, o Povoado Lagoa Perto cresceu em torno da devoção a São Raimundo Nonato e à Nossa Senhora de Nazaré, sob a regência de duas matriarcas do Povoado: cada uma celebrava seu santo e promovia suas novenas, que eram acompanhadas pela população local.
Após alguns anos, com a morte da genitora da família que celebrava São Raimundo, a família não seguiu em frente a tradição, permanecendo somente dona Marçalina e sua devoção à Nossa Senhora de Nazaré, hoje padroeira do local. São Raimundo ficou como copadroeiro e ainda hoje é querido pelo povo dali.
Após anos sem um contato maior com a Paróquia, Padre Roberto designou - assim como a outros povoados - ministros para que fizessem um trabalho junto às comunidades rurais. Padre Ribamar, com sua chegada, ampliou ainda mais esse trabalho, designando Pré-Diáconos para o acompanhamento. No caso da Lagoa Perto, Horlando é atualmente o responsável e no último domingo (19), foi acompanhado Frei Ivaldo para a celebração da Santa Missa, que mobilizou toda comunidade e encheu a pequena capela, que contou ainda com a presença de fiéis das Comunidades Matriz, Santa Luzia e Nossa Senhora da Conceição.
Sendo sua primeira celebração no local, Frei Ivaldo mostrou-se contente com a acolhida da comunidade, e baseado no Evangelho dominical incentivou a comunidade e seus fiéis a não desistirem, apesar das dificuldades que aparecem em suas vidas: as cruzes, como Jesus mesmo designa.
Após a Missa, a comunidade ofereceu um café aos visitantes, e em seguida Frei Ivaldo ouviu algumas confissões e, acompanhado por Horlando, visitou alguns doentes.
Fotografia: Lourival Albuquerque
0 comentários:
Postar um comentário