Cena da crucificação de Jesus |
Tradicional em nossa Paróquia, a Via-Sacra foi intensamente vivida na manhã desta Sexta-Feira Santa (29) tanto pelas centenas de pessoas que acompanharam quanto pelos jovens que esforçaram-se para levar aos fiéis um retrato fiel dos últimos momentos de Jesus Cristo.
A movimentação na Praça Cleômenes Falcão iniciou cedo, com a chegada da juventude paroquial responsável pela encenação da Via-Sacra. Logo após começaram a chegar os primeiros fiéis e aos poucos a praça foi ficando cada vez mais cheia. Após o término dos preparativos, Frei Ribamar iniciou a procissão que teve como destino a Igreja Santo Antonio, no Ramal.
A cada estação eram revividas cenas importantes da Paixão de Cristo e os grupos de Liturgia e Comunicação intercalavam as cenas refletindo a temática, abordando principalmente a juventude, neste ano a ela dedicado. Durante todo o percurso foram lembradas das dores pelas quais a juventude passa nos dias de hoje.
Os últimos momentos de Jesus foram revividos com muita emoção |
À medida que chegavam as estações, tudo ficava mais emocionante e via-se no rosto das pessoas um olhar de sofrimento e dó, fazendo-as unir-se ao coração de Deus neste tempo santo. Interpretando Jesus, Juniel viveu um dos momentos mais marcantes de sua vida. As chicotadas dadas pelos soldados eram de verdade; as quedas machucavam, mas nem isso tirou dele a alegria e a emoção que transmitia através do olhar, dando ainda mais respaldo e credibilidade à encenação dos jovens. Em cada papel percebia-se dedicação de todos em fazer o melhor...
Ao chegar no Ramal, a praça da Igreja Santo Antonio foi o local escolhido para serem apresentados às últimos momentos, justamente os mais marcantes indo da 10ª à 14ª estações (Jesus é despido de suas vestes até quando Ele é depositado no sepulcro).
Ao término da Via-Sacra, Frei Ribamar convidou a todos a entrarem na igreja para que rezassem um Pai Nosso e uma Ave-Maria, concluindo mais uma vez esse momento marcante. Fora da igreja, os jovens atores reuniram-se com a coordenadora geral do teatro, Adna Soriano, que agradeceu o empenho de cada um e manifestou a alegria de mais uma vez poder cumprir com responsabilidade e fé esse momento tão marcante na vida da igreja paroquial.
Fotografia: Lourival Albuquerque
0 comentários:
Postar um comentário