quarta-feira, 1 de maio de 2013

Dezenas de pessoas participaram da 1ª Pedalada pela Vida, que também fez  referência à Jornada
Mundial da Juventude (JMJ)

Neste primeiro dia do mês de Maio aconteceu também a 1ª Pedalada pela Vida, evento que reuniu um bom número de pessoas - principalmente jovens - e que foi organizado por várias entidades: Cáritas, Rede de Educação Cidadã (RECID), Mova Juventude e Pastoral da Juventude. 

Como previsto, o evento teve concentração próximo ao Colégio Nossa Senhora dos Anjos (CONASA) / Centro Franciscano de Animação Missionária (CEFRAM). Aos poucos jovens de várias partes da cidade chegavam com sua bicicleta para juntar-se ao movimento que teve como principal objetivo unir as pessoas num só ideal e fazer uma reflexão sobre o presente e o futuro de nossos jovens. 

Organizado por pessoas ligadas à Igreja Católica e Evangélica, a 1ª Pedalada pela Vida cumpriu seu objetivo, já que contou com um público bastante eclético, não só de igrejas, mas de vários segmentos da sociedade: membros da classe política, como o Vereador Rogério Santos, o Secretário de Juventude Frank Oliveira; os escoteiros do Grupo Kaluanã; dançarinos de hip hop da cidade; a Diretora do IFMA / Campus Bacabal, Cleudenice Machado; alguns professores e funcionários do Colégio Militar Tiradentes, que fazem parte de um grupo Pedal Trilha e Asfalto; entre outros...

Paulo Alves, do Grupo de Escoteiros Kaluanã foi o
ganhador da bicicleta
Apoiado pela Diocese de Bacabal, o evento contou com a presença marcante de nosso Pastor Diocesano, Dom Armando, assim como também das Irmãs Servas do Amor Misericordioso – Alessandra, Ísis, Laurentine e religiosas de São Paulo que estão em visita à cidade; Padre Cláudio e Frei Cláudio; Marina e Conceição, funcionárias da Cúria Diocesana; e a representante da Cáritas, Santana. 

Ao início da Pedalada, Dom Armando foi convidado por Claudemir Sousa – representante da Igreja Evangélica Assembléia de Deus – para pronunciar a bênção. Após a oração, todos puderam sair e percorrer as principais ruas de Bacabal. Em sua bicicleta, Dom Armando acompanhou o grupo, que tinha à sua frente uma faixa mencionando a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). 

Partindo do CONASA, a primeira parada foi na Praça Firmino Neto, onde o Secretário da Juventude Frank Oliveira falou das ações da Prefeitura Municipal de Bacabal em favor da juventude e futuros projetos elaborados por ela. "A Secretaria de Juventude (SEJUV)  dentro de quinze dias estará enviando para o Legislativo Municipal o Projeto de Lei estabelecendo o Conselho Municipal de Juventude.Vamos estabelecer verdadeiramente as políticas públicas de juventude no município".

O Coordenador da Pastoral da Juventude Marcones Alves e toda a sua equipe trabalharam bastante para levar um bom número de paroquianos. Durante o caminho refletia sobre a vida, a situação e a atuação dos jovens. Animados ao som de músicas católicas e evangélicas, todos seguiram até a próxima parada na Praça Cleômenes Falcão, onde Santana refletiu sobre a o valor da vida juvenil e convocou  todos a tornarem-se ativos na luta em favor dessa causa. 

"O jovem é forte quando reconhece princípio", destacou
Marquinho, representante da Assembléia de Deus
O ponto de chegada da 1ª Pedalada foi na Praça Catulo da Paixão Cearense. A palavra foi facultada a autoridades, como Flores – representante do Secretário de Estado do Trabalho Antonio Hilley - e o Secretário Adjunto de Juventude, Marquinho (da juventude assembleiana). “Muitos podem até desconsiderar, mas eu acredito que são de movimentos pequenos que surgem grandes transformações. Estamos aqui em uma só fé, um só propósito, acreditando que a dignidade do ser humano deve ser valorizada. Temos como referência Cristo, que sempre pregava a justiça. O jovem é forte quando reconhece princípios como a dignidade, a paz, a fraternidade, tendo como referência o modelo de Jesus. Em nome da juventude assembleiana trazemos uma mensagem de paz, de vida, a mensagem que Jesus Cristo quer nos ensinar”, destacou o líder evangélico. 

Já Dom Armando lembrou de vários jovens da Bíblia que fizeram história e foram instrumentos importantes de mudanças para o mundo. O principal deles foi Jesus, que propôs um projeto de vida e vida em plenitude. “Jesus caminha conosco e não somente hoje, mas em todas as pedaladas da vida. Sempre quando caminhamos unidos, como cristãos de várias igrejas, Ele está conosco”, destacando o fato de católicos e evangélicos promoveram um encontro tão bonito em colaboração mútua. Lembrou também da violência, das drogas, da falta de oportunidade e de iniciativas de políticas públicas para os jovens. “Jovens unidos jamais serão vencidos. Esse evento não deve ser uma coisa isolada, mas deve ser expressão de uma pedalada, uma caminhada que queremos fazer de maneira permanente, pois o jovem é protagonista”, sublinhou o bispo. 

Os participantes foram animados pelo Ministério de Música Água Viva, da Paróquia São Francisco das Chagas e de Banda Evangélica Identidade Cristã, que alternaram-se no louvor. Entre uma música e outra, prêmios valiosos – sanduicheiras, liquidificadores, livro, kit de perfumes e até uma bicicleta – foram sorteados. 

Claudemir Sousa, um dos organizadores do evento prometeu reunir novamente forças com a Diocese e seus organismos para promover a 2ª Pedalada maior e melhor. “Quando falei que o evento seria ecumênico foi o primeiro tabu. Como pode católicos e evangélicos trabalharem juntos – perguntavam algumas pessoas – e os “nãos” começaram a vir... Batemos em tantas portas! Mas a partir do próximo ano não vão mais subestimar a juventude... Os carnavais se preparam um ano antes, as micaretas da mesma forma, e nós iremos nos preparar para dizer à sociedade que a juventude está viva!”, disse o jovem, muito emocionado pelo resultado de tanto esforço. 

Concorrendo com tantos outros eventos realizados na cidade – a 1ª Pedalada pela Vida foi um sucesso e merece destaque pelo seu propósito. Parabéns à organização, que cuidou da segurança dos jovens através da presença da Polícia e do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), e do seu bem-estar, com uma equipe servindo água durante todo o percurso. Que venha a próxima!


Fotografia: Lourival Albuquerque
Categories:


Escrever algo sobre você aqui!

4 comentários:

  1. A organização do evento está de PARABÉNS!
    Nossa cidade agradece.

    ResponderExcluir
  2. muito bomm e que venha a próxima pedalada

    ResponderExcluir
  3. Foi ótimo essa pedalada. Que venha outras melhores e com certeza marcarei minha presença por lá porque A PJ SOMOS NÓS NOSSA FORÇA E NOSSA VOZ!!!

    ResponderExcluir
  4. Que venha a próxima e com certeza as organizações juvenis estarão muito mais empenhadas e conseguiremos unir mais os católicos e evangélicos para acabar com essa divisão que existe pois o Deus é um só o DEUS QUE LIBERTA, O DEUS DO AMOR e esse mesmo Deus quer ver seus filhos lutando juntos pela vida da juventude

    ResponderExcluir