quarta-feira, 29 de maio de 2013

Realizou-se de 20 a 22 de maio em Dionísio Cerqueira (SC), o XXVIII Encontro das Dioceses de Fronteira, reunindo bispos, sacerdotes, leigos e jovens da Pastoral da Juventude. Esta edição do encontro - no âmbito do Ano da Fé e da próxima Jornada Mundial da Juventude -, foi dedicada ao tema da vida e ao futuro da juventude.

Os participantes analisaram os fatores que ameaçam a vida e o futuro da juventude, tais como as situações de violência, a discriminação social e racial, o desemprego, o subemprego e a inserção social prematura com abandono dos estudos, além do tráfico de pessoas, políticas educacionais, iniciação sexual prematura, maternidade precoce, entre tantos outros temas ligados à realidade social da juventude.

A Mensagem Final do encontro enumera as diferentes situações que ameaçam a vida e o futuro da juventude, ao mesmo tempo em que propõe diversas iniciativas a serem adotadas na área pública, no mundo juvenil, na Pastoral da juventude e na Igreja. O documento destaca ainda, que durante o encontro não foram levantados e discutidos apenas problemas, mas também partilhadas as conquistas, os sonhos e as esperanças de tantos jovens nos diferentes países e nas diferentes culturas.

Participaram 63 delegados de seis dioceses do Brasil (Bagé, Chapecó, Francisco Beltrão, Palmas, Porto Alegre, Santo Ângelo), quatro da Argentina, três do Uruguai e uma do Paraguai, acompanhados por sete bispos dos diferentes países. A Mensagem Final do encontro está disponível no site www.celam.org
Fonte: Rádio Vaticana
Categories:


Escrever algo sobre você aqui!

0 comentários:

Postar um comentário