Nesse sábado (18) aconteceu mais uma Celebração da Vida no Bairro Pantanal / Comunidade Santa Luzia.
Celebrar a Vida na Pastoral da Criança significa reunir as famílias para avaliar o desenvolvimento de suas crianças e proporcionar a troca de experiências e solidariedade na comunidade. Nesse dia, as crianças são pesadas, o peso é registrado na Caderneta da Criança, para controle da família, e no Caderno do Líder, para posteriormente ser enviado à Coordenação Nacional da Pastoral da Criança. Esse encontro mensal é enriquecido com a troca de experiências, informação e fraternidade entre as famílias e a partilha de lanche.
O acompanhamento dessas crianças é feito por pessoas da própria comunidade - muitos deles jovens -, e acompanhados tanto a nível paroquial quanto diocesano. Hoje, por exemplo, foram atendidas 29 crianças, que tiveram seu peso acompanhado. Quando, por algum motivo, a família não leva a criança para o peso, é visitada pelos agentes, que fazem isso voluntariamente, apenas por paixão pela vida e pelo Evangelho de Jesus Cristo.
A Pastoral da Criança
A Pastoral da Criança é uma organização comunitária, de atuação
nacional, que tem seu trabalho baseado na solidariedade humana e na
partilha do saber. O objetivo é o desenvolvimento integral das crianças,
da concepção aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e
comunitário, a partir de ações de caráter preventivo e que fortaleçam o
tecido social e a integração entre a família e a comunidade.
A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, de atuação ecumênica, ou seja, aberta a pessoas de todas as religiões.
Também não faz distinção de raça, cor, sexo, opção política ou nacionalidade. A principal característica da Pastoral da Criança é a sua imensa rede de solidariedade, formada por 250 mil voluntários, que atuam em nível comunitário, e que dão sustentação à instituição.
O voluntário da Pastoral da Criança realiza mais do que um trabalho junto às famílias que acompanha: ele tem uma missão de Fé e Vida, de fraternidade cristã, de amor e de corresponsabilidade social.
Fotografia: Lourival Albuquerque Silva
0 comentários:
Postar um comentário