segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

O sonho da Comunidade do Bairro Vila da Paz começou a tornar-se palpável este final de semana, com o início das obras do seu novo templo.

Em uma reunião acertada no dia 11, ficou definido entre Frei Ribamar e os católicos do local que as obras iriam começar neste dia 17, o que de fato aconteceu. A comunidade organizou-se, limpou o terreno onde seriam as instalações de uma creche da Diocese e que agora foi doada pelo Bispo para a sede da comunidade. No local, que já possui os fundamentos da construção, voluntários e trabalhadores contratados começaram levantar as primeiras paredes.

Desde que foi fundada, há aproximadamente 4 anos, os fiéis esperavam que esse dia pudesse chegar. De lá para cá, levantaram um barraco, onde a comunidade tem-se encontrado para as reuniões, celebrações da Palavra e as missas. O local é usado até agora, mas logo pretende-se mudar essa realidade e os moradores têm urgência e força de vontade.

Tendo em vista as dificuldades financeiras e o grande trabalho que se tem para construir uma igreja – não um galpão apenas -, muito além dos esforços, deverá haver ajuda financeira e desde já, todos comprometeram-se a buscar recursos, seja dos moradores, seja dos comerciantes locais e amigos. Na verdade, o que pretende-se é construir a igreja nesse terreno doado pela diocese e no terreno onde hoje encontra-se o local da celebração – que é bastante amplo - , construir um centro pastoral, que servirá para as reuniões, encontros e catequese.

Daqui a algum tempo, quando tudo isso acontecer, estaremos diante de umas das comunidades com melhor estrutura da paróquia. A comunidade merece, e tem crescido muito desde sua fundação: aos poucos, vão adquirindo não somente recursos materiais, mas principalmente humanos. Como lembrou Frei Ribamar, na celebração de ontem (18), não seria possível construir uma igreja templo sem que antes tivesse fortalecido uma igreja povo de Deus.

A coordenadora da comunidade, Edilene, tem-se mostrado confiante e recebeu do povo ali reunido garantia de que não estará sozinha. Da parte da Paróquia, Frei Ribamar garantiu o mesmo e, dessa forma, a rede de comunidades deverá estar unida em prol de mais esse projeto. No próximo final de semana (24 e 25), o trabalho voluntário continua. Vamos em frente!

Em tempo: A forte chuva que caiu sobre a cidade no último sábado (17), acabou por derrubar parte do que havia feito pela comunidade.


Fotografia: Lourival Albuquerque
Categories:


Escrever algo sobre você aqui!

0 comentários:

Postar um comentário