quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Massacre de cristãos no dia de Natal em Bagdá. Um carro-bomba explodiu perto de uma igreja no sul da cidade, logo após uma missa natalina. Pelo menos 26 pessoas morreram atingidas pela detonação enquanto deixavam a igreja. Um policial explicou à imprensa que o atentado ocorreu em Dora, região da cidade onde reside uma pequena comunidade cristã. Mais de 30 fiéis ficaram feridos, segundo fontes médicas.

Duas bombas também explodiram em um mercado em outra área cristã de Doura, matando 35 pessoas e deixando 14 feridas. Ninguém assumiu a responsabilidade pelos ataques.

O enésimo ataque à população cristã no Iraque, estimada entre 400 mil e 600 mil pessoas, aconteceu enquanto as forças da segurança do país estão realizando uma maciça operação militar no deserto, no oeste do país, em busca de militantes da Al Qaeda e rebeldes escondidos na fronteira com a Síria.

A minoria cristã é vítima frequente de ataques da Al Qaeda. Uma ação terrorista em 2010, contra uma igreja, deixou dezenas de mortos. Ainda em Dora, outras duas bombas devastaram uma feira, matando seis pessoas e ferindo 14.

2013 foi o ano mais cruento: mais de 6650 pessoas, segundo a Agência France Press. As violências de matriz religiosa causaram uma impressionante fuga de cristãos do Iraque. Calcula-se que desde 2003, ano da ocupação do exército estadunidense, os cristãos tenham passado de um milhão e meio para cerca de meio milhão.

Fonte: Rádio Vaticana
Categories:


Escrever algo sobre você aqui!

0 comentários:

Postar um comentário